Saúde | 09/05/2014

Secretaria de Saúde de Louveira prorroga vacinação contra a gripe até o dia 16

Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas que ainda não foram imunizados contra a gripe têm até a próxima sexta-feira (16 de maio) para procurar umas das quatro unidades de saúde de Louveira e receber a dose.

O horário de atendimento dos postos de saúde do Burck e Santo Antônio é das 8h às 17h, já a UBS do Monterrey encerra o expediente às 16h, e a unidade do Centro, por sua vez, fica aberta até às 21h.  Para receber a dose, os portadores de doenças crônicas precisam apresentar receita com indicação médica ou constando os medicamentos utilizados.

Apesar da extensão do prazo da Campanha inicialmente por mais sete dias, a secretaria Municipal de Saúde, Pâmela Mango, orienta a população a se vacinar o quanto antes. “É importante que a vacinação seja realizada o mais rápido possível, antes da chegada do inverno, pois a proteção inicia-se 15 dias após a aplicação da vacina”, alerta.

A meta local, estipulada pelo Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 6.723 louveirenses durante o período, o que corresponde a 80% da população-alvo. No entanto, até a última quinta-feira (8) foram imunizados 3.837 louveirenses, totalizando 55% de cobertura.

A vacinação é fundamental para se evitar a doença e principalmente as suas complicações, que podem levar o paciente a óbito. “A gripe pode evoluir para formas mais graves, como pneumonia, infecção de ouvido e inflamação nos brônquios, sobretudo em gestantes, crianças e idosos”, explica a secretária Municipal de Saúde, Pâmela Mango.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe ataca todos os anos cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – algo em torno de 10% a 20% da população mundial -, podendo gerar anualmente até 500 mil mortes.  Se não for tratada corretamente, pode ocasionar complicações como pneumonia, infecção no ouvido e inflamação nos brônquios.

Postos de Saúde

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS) – das 8h às 17h