Saúde | 17/06/2020

Secretaria de Saúde de Louveira inicia mapeamento epidemiológico de Covid-19 da cidade com teste rápido na população.

A equipe da Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira (17) a ação de mapeamento epidemiológico de Covid-19 através de teste rápido, com objetivo de acompanhar o avanço da doença em todos os bairros da cidade.

O mapeamento epidemiológico teve início das testagens nas famílias da região do bairro Santo Antônio, que também receberam máscaras da equipe da Saúde de Louveira.

A ação consiste em realizar testes rápidos em residências selecionadas aleatoriamente, através de amostragem baseada na densidade populacional, que vão constituir um mapeamento do município, para identificar o percentual de pessoas que já tiveram a doença ou tiveram contato com o vírus.

Os resultados do mapeamento irão subsidiar para que se organizem ainda mais ações para evitar o contágio, orientação da população, entre outras.

Juntamente ao teste, será realizado um questionário para ter total levantamento de dados dos testados.

Para evitar a contaminação e aglomeração dentro das casas, o teste rápido é realizado na parte externa das residências, ficando pronto em 15 minutos. Durante a ação, os moradores receberam orientações de prevenção ao novo coronavírus.

A meta é realizar uma amostragem de 500 testes em toda a cidade no período de 15 dias úteis, onde as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão devidamente identificadas, uniformizadas com presença de um carro oficial e utilizando Equipamentos de Proteção Individual para realizar as visitas domiciliares.

Cuidado e prevenção

Maria José da Silva Guimarães, de 46 anos, mora em Louveira há 24 anos. Para ela é um alívio saber que a Prefeitura está fazendo essa ação. “Acho muito bom, porque diminui a aglomeração nas unidades de saúde. Fazer o exame em casa e receber o resultado na hora me deixa mais tranquila e atenta em continuar tomando os devidos cuidados. A Saúde de Louveira é excelente. Estão de parabéns”.

João da Silva Aguiar que tem 57 anos e mora na cidade há cerca de 10 anos. Ele ficou satisfeito com a ação e incentivou a prefeitura a continuar o trabalho. “Até agora foi um dos melhores planos da Prefeitura, evitando que as pessoas vão até uma unidade de saúde. Mandou uma equipe de profissionais até nós. Eu fico bem tranquilo em saber que não peguei esse vírus. A Saúde é boa e com essa atitude vai ficar ainda melhor. Estão no caminho certo”.