Gestão Ambiental | 19/09/2019
Secretaria de Gestão Ambiental apresenta as atividades ambientais realizadas pela prefeitura ao COMDEMA
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou uma reunião para discutir sobre a situação da frota municipal de ônibus, seguindo o laudo técnico apresentado pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e o relatório de frota pela Divisão de Transporte.
Mesmo que todos os veículos tenham sido aprovados nos testes, alguns pontos foram destacados no planejamento de manutenção e substituição da frota, como adiantamento de revisão e troca de peças de veículos como ação preventiva.
Outra pauta debatida durante a reunião foi a participação dos servidores públicos da prefeitura nas Câmaras Técnicas (CTs) do Comitê de Bacia dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ) e os assuntos expostos.
A Secretaria de Gestão Ambiental possui membros nas CTs de Outorga e Licenças (CT-OL) e CT de Educação Ambiental (CT-EA), já a Secretaria de Água e Esgoto possui membros nas CT de Saneamento (CT-SA).
As Câmaras Técnicas servem para discutir problemáticas e propor diretrizes para o gerenciamento dos recursos hídricos. No total o Comitê do PCJ possui 12 Câmaras Técnicas, são elas:
• CT-AS: Águas Subterrâneas
• CT-EA: Educação Ambiental
• CT-ID: Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias
• CT-Indústria: Uso e Conservação da Água na Industria
• CT-MH: Monitoramento Hidrológico
• CT-OL: Outorgas e Licenças
• CT-PB: Plano de Bacias
• CT-PL: Planejamento
• CT-RN: Conservação e Proteção de Recursos Naturais
• CT-Rural: Uso e conservação da Água no Meio Rural
• CT-SA: Saneamento
• CT-SAM: Saúde Ambiental