Saúde | 08/04/2016

Saúde:Tratamento humanizado e de qualidade

medico

Em 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data, a Prefeitura de Louveira preparou uma série de atividades para a população, com foco na qualidade de vida. Mas, a data na cidade tem muitos outros motivos para ser celebrada. Louveira registra índices positivos de atendimento em saúde, com a oferta de serviços de qualidade, e estrutura para o atendimento da demanda.
Investir em saúde é uma das metas da atual gestão municipal. Com esse propósito, a Prefeitura está construindo três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais a unidade do PAS que será, em breve, transferida para um novo local e terá uma estrutura melhor e maior, ampliando a capacidade de atendimento à população.
As três UBSs já estão em construção. Uma vai contemplar a população do entorno do Terra da Uva e outra irá substituir a antiga UBS do Bairro Monterrey. Já, a terceira unidade será no Sagrado Coração de Jesus.
As Unidades Básicas de Saúde do município contam com uma excelente infraestrutura. Elas estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, levando atendimento e acolhimento humanizado para mais próximos dos usuários.

Promoção e prevenção

Além da construção de novas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde investe também em ações de prevenção e promoção em saúde, sempre com a proposta de manter a qualidade do atendimento. A preocupação com o bem-estar da população começa desde cedo na cidade. Sendo assim, a Prefeitura vem implantando projetos direcionados para as crianças, como o Sorriso Saudável, que já realizou mais de 2 mil consultas, das quais 1.500 foram encaminhadas para atendimento. Além dos tratamentos, os alunos recebem kits de higiene bucal para continuarem cuidando do sorriso. São desenvolvidas, também, ações permanentes para outras faixas etárias, com grupos de hipertensão, obesidade, tabagismo, gestantes,
Outra iniciativa em prol da saúde dos munícipes é a entrega gratuita de remédios. São 138 tipos de medicamentos à disposição da população. Só no ano passado, foram atendidos cerca de 150 mil receitas.

Transporte gratuito para tratamentos médicos

Os pacientes da Saúde de Louveira contam com uma importante ferramenta para realizar seus exames e tratamentos médicos no município e em várias cidades da região, inclusive a capital. Trata-se do transporte gratuito oferecido à população pela Prefeitura. São cerca de quatro mil munícipes transportados por mês para exames e tratamentos.
Além de transporte pacientes para tratamento de saúde, a Prefeitura também efetua o transporte de alunos e pacientes especiais para a realização de terapias, atividades lúdicas e de integração social. Esses alunos são transportados para diversas entidades do município. Como: Apae, Ceivi, Amarati.
A Divisão de Transportes da cidade realiza esse trabalho diariamente, das 4 às 22 horas.

BOX

106.675 mil atendimentos em 2015;
26.256 mil exames de média e alta complexidade ambulatorial;
89 munícipes receberam aparelhos auditivos;
245.536 mil exames laboratoriais;
150 mil receitas atendidas gratuitamente nas farmácias municipais;
5.800 kits de higiene bucal distribuídos para as crianças das escolas municipais.

População satisfeita

A qualidade dos serviços de saúde é atestada pelos moradores, como a louveirense Cleide Cardoso dos Santos, 39, que sempre marca consulta e também usa a farmácia. “Sempre fui muito bem atendida, não há demora na marcação de consultas, nem na realização de exames. Pego remédios na farmácia e nunca fiquei sem”.

A moradora Maria de Lurdes Paffaro Della Rosa, 61, utiliza os serviços da Saúde e avalia muito bem o atendimento. “Não tenho do que reclamar, pois sempre que preciso posso contar com os serviços da saúde. O atendimento é bom desde a recepção até a consulta.” Dona Maria utiliza também a farmácia e comenta: “Nunca me faltou medicamentos e utilizo a área de alto custo também”.

Semana da Saúde tem cronograma de ações para moradores

Desde o começo da semana, a Secretaria Municipal de Saúde está com um cronograma de ações importantes em comemoração à Semana da Saúde. As atividades acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde, com orientações, palestras e aulas experimentais. Na Unidade Central Drª Lucilene Mosca Melin (CSIII), Rua Frederico Zanella, 375 – Centro, durante todos os dias a população pode contar com abordagem na sala de espera, com equipe divulgando todos as atividades em grupo que ocorrem na Unidade, como: Recém-nascido e Bebê; Grupo de Resultado de Citologia Oncologica e Mamografia; Planejamento Familiar; Grupo de Hiperdia; Grupo de Obesidade; Grupo de LianGoing; Grupo de Promoção de Saúde Bucal e Grupo de Tabagismo. Mensuração de peso e altura e cálculo de IMC também poderão ser realizados, para posterior encaminhamento para nutricionista. Aferição de Pressão Arterial e Glicemia capilar também fazem parte do conjunto de ações.
No próximo dia 17 acontece, também dentro do cronograma da Semana da Saúde, a Caminhada Contra o Sedentarismo, com saída da Igreja São Sebastião, às 8 horas, com a equipe da Secretaria de Esportes e apoio da Secretaria da Saúde.

Confira a programação nas demais Unidades de Saúde:

Unidade Saúde Gilberto Ajjar – Monterrey
Av. Gualicho, 1.185
Fone (19) 3878-5236

Dia 07
7h30: Roda de conversa sobre H1N1
Local: Unidade de Saúde do Monterrey

13h30: Aula Experimental de Liang Gong
Local: Associação de Moradores do Bairro Monterrey

Dia 14
13h30 - Prevenção de Câncer bucal
Local: Associação de Moradores do Bairro

Unidade Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS)
Rua Antônio Chicalhone, 193 – Santo Antônio
Fone (19) 3848-1062/ (19) 3848-1158/ (19) 3848-1201

Dia 05
8h - Aula Experimental de Liang Gong.

Unidade Saúde Burck
Rua Martinho de Ludres, 700 – Residencial Burck
Fone (19) 3878-0411.

Dia 04