Saúde | 02/10/2014

Saúde vacina mais de 400 meninas na segunda dose contra o HPV

A partir de 2015, pré-adolescentes entre 9 e 11 anos serão incluídas

hpv__2

Até o último dia 29 de Setembro (segunda-feira) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira conseguiu imunizar aproximadamente 400 meninas louveirenses (de 11 a 13 anos), que já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o HPV. Desde o início da Campanha, no dia 1º de Setembro, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe para atender nas quatro Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A primeira dose foi aplicada em março deste ano. Na primeira etapa da campanha, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira vacinou 778 meninas de 11 a 13 anos. A quantidade representa uma cobertura de 95,23% do público alvo, número bastante acima da meta de 80%, recomendada pelo Estado e preconizada pelo Ministério da Saúde.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

Conforme dados do Ministério da Saúde será possível ampliar a oferta da vacina, a partir de 2015, para as pré-adolescentes entre 9 e 11 anos de idade. A estratégia segue recomendação da Organização Pan Americana de Saúde (Opas) e foi discutida com especialistas brasileiros que integram o Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).