Saúde | 05/03/2015

Saúde realiza programação para o Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, 8, tem um espaço especial em Louveira. Com atividades promovidas pela Prefeitura, o dia conta com programação diversificada

Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade para a Prefeitura. Por isso preparou ações que fortalecem o compromisso do poder executivo e garantem o bem-estar de todos. A Secretaria de Saúde prepara, no dia 7 (sábado)– das 8h às 16h uma coleta de Papanicolau nas seguintes Unidades: PAS, Burch e LMM. Já no dia 8 (domingo), às 18h30 – acontecerão palestras de Climatério e Terceira Idade com a Doutora Maria Cristina Can (Médica Ginecologista) na Unidade de Saúde Dra. Lucilene Mosca Melin (CSIII). Além disso, a implantação de Programas de Saúde garantem os direitos das mulheres e previnem doenças. Hoje esta é uma realidade comprovada através dos atendimentos realizados nos dois últimos anos.

Ainda dentro das atividades voltadas para as mulheres, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude oferece aulas de Yoga, zumba, ginástica adaptada, Futsal, voleibol feminino, atendendo cerca de 1.790 mulheres. Palestras voltadas para o público feminino também são práticas regulares na área de Assistência Social, Educação e saúde.

Ao executar ações de atenção à mulher, contribuímos para que elas, em todas as etapas de sua vida, avancem em direção de mais saúde e garantia de seus direitos como cidadã.

Balanço

Nos primeiros meses do último ano, foram vacinadas 778 meninas com idade entre 11 e 13 anos, contra o HPV. A quantidade representa uma cobertura de 95,23% do público-alvo, 15% acima da meta recomendada pelo Estado e preconizada pelo Ministério da Saúde. A vacina, que é considerada a melhor medida para a prevenção ao câncer de colo do útero, a partir deste ano será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos.

Em outubro do ano anterior, a Secretaria Municipal de Saúde, através, do ‘Programa Mulher Que Trabalha Também Se Cuida’ realizou o exame papanicolau em aproximadamente 200 mulheres e fez quase uma centena de mamografias. O diagnóstico precoce é sempre a melhor estratégia no combate de várias doenças.

As gestantes da cidade também têm acesso a informações sobre pré-natal e cuidados com a criança. Temas como Exercícios Durante a Gravidez e Alimentação e Mudança com o Corpo Durante a Gestação fazem parte de um ciclo frequente de palestras dirigidas às futuras e às mães de recém-nascidos.