Saúde | 03/06/2013

Saúde realiza mutirão de vacinação contra a Poliomielite no dia 8 de junho

Ação integra a campanha nacional contra a doença. Estimativa é vacinar mais de 2.500 crianças- cerca de 95% do público alvo.

Foto: Internet

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realiza durante todo o sábado (8 de junho) um mutirão de vacinação com a Poliomielite. A ação integra a campanha nacional de imunização da doença, que em Louveira tem como meta aplicar a dose em 2.563 crianças de seis meses a cinco anos, ou seja, 95% do público alvo.

Para atingir este objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde irá mobilizar 42 profissionais, que ficarão de prontidão nos 15 postos fixos e volantes (confira abaixo os locais e horários)para atender à população. Além da aplicação da vacina contra a pólio, as unidades de Saúde efetuam a atualização da carteirinha de Saúde, durante todo o período de campanha.

Segundo a secretária Pâmela Mango, a vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a pólio. Ela alerta para a necessidade de imunização do público alvo, já que a poliomielite é uma doença difícil de ser diagnosticada e que raramente apresenta sintomas. No entanto, no Brasil a pólio se encontra atualmente eliminada desde 1994, em virtude da eficiência na introdução da vacina no País. “Deste modo, é preciso manter esta eficácia para conservar o controle da doença”, comenta a secretária.

O que é a poliomielite?

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por vírus, transmitida por contato direto pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral (através de objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes) e também pela via oral-oral (através de gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirros).

Postos fixos e volantes de vacinação

1º Volante

Escola Leitão