Saúde | 23/04/2015
Saúde promove Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
A campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal vai até o dia 25 de maio
Durante a Campanha de Vacinação contra a gripe, os dentistas da equipe de saúde bucal da Prefeitura de Louveira, realizarão exames preventivos com a finalidade de identificar lesões bucais cancerizáveis ou com necessidade de acompanhamento e intervenção odontológica. Após esta etapa, se houver necessidade de exames complementares, os pacientes serão encaminhados e serão avaliados por um especialista da Prefeitura de Louveira.
A campanha acontecerá nas Unidades de Saúde do PAS (Antonio Carlos dos Santos) e Centro (Lucilene Mosca Melin), das 08 às 17h. Já no dia 09 de maio (sábado), será o dia “D” da Campanha com avaliações nas Unidades: Burck, Monterrey, PAS e LMM.
Além dos exames bucais, os pacientes receberão orientações para diminuir o risco de desenvolver o câncer de boca. Existem os fatores de risco, que nada mais são do que fatores que predispõem o paciente a desenvolver um tumor maligno na boca. Podemos citar como exemplo o etilismo (consumo frequente de álcool), o tabagismo (cigarro, cachimbo, etc.), a falta de cuidados com os dentes (deixando dentes quebrados, raízes residuais ou tártaros, que ficam constantemente traumatizando a mucosa) e as próteses inadequadas (dentaduras) e em más condições que por sua vez também irritam e ferem a mucosa bucal (língua, gengiva, bochecha, etc.).
A causa do câncer é desconhecida, porém estes fatores e a exposição prolongada ao sol podem ser responsáveis pelo aparecimento de lesões cancerizáveis, e quando não tratadas podem evoluir para um câncer. Cerca de 90% dos pacientes que apresentam câncer bucal são homens, sendo que 95,08% destes fumam. Atualmente, o câncer bucal ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos que acometem o organismo, devido a sua alta incidência e mortalidade.
Lembramos ainda que é importante procurar atendimento odontológico quando uma ferida na boca ou lábio não cicatrizar em 15-21 dias. Todos devem fazer o autoexame de boca. Isto deve ser feito diante do espelho, com uma boa iluminação. Procure por feridas, caroços (principalmente no pescoço e em baixo do queixo, mobilidade dental repentina, halitose (mau hálito), sangramento na gengiva ou endurecimento da língua).