Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 12/05/2016

Saúde oferece Grupo de Tabagismo para a população

O grupo tem duração de um ano com o intuito de auxiliar os pacientes

Com o intuito de zelar pela população, a Secretaria de Saúde oferece Grupo de Tabagismo, para aqueles que sofrem com o vício do cigarro e/ ou outras drogas e que precisa de ajuda para a reabilitação. O grupo teve início em 2010 após a capacitação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD ), após o Ministério da Saúde cadastrar esse tipo de atendimento em Louveira.

 

O grupo é composto por 10 pessoas, e durante o ano, são acompanhados de 5 a 6 grupos. Para fazer a inscrição é necessário comparecer ao posto de saúde do Centro ou do Bairro Santo Antônio com o Cartão Cidadão em mãos, e a Secretaria de Saúde entrará em contato para marcar os encontros.


O CRATOD consiste em quatro sessões estruturadas, contendo várias abordagens. Entre elas: ‘ Porque o pessoa fuma e como isso afeta a saúde’, ‘ Os primeiros dias sem fumar, ‘Como vencer obstáculos para permanecer sem fumar’ e ‘ Benefícios obtidos após parar de fumar’.


A equipe multidisciplinar que atende os pacientes é composta por um médico pneumologista, psicólogo, nutricionista e um profissional da enfermagem. Os pacientes são acompanhados durante um ano, até a liberação.


É importante realizar ações efetivas de combate ao fumo, já que segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Dados divulgados pela OMS mostram que mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males do cigarro. Deste número, 600 mil são fumantes passivos – aqueles que não têm o habito de fumar, mas estão em constante contato com a fumaça do cigarro.