Saúde | 05/05/2016

Saúde inicia campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

dente

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal para os Idosos. A iniciativa acontece junto com a vacinação contra o H1N1 e conta com atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais. As equipes de Saúde Bucal da Prefeitura farão o atendimento nos locais de imunização.

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). De acordo com a Secretaria de Saúde, o intuito é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, encaminhá-los para atendimento se houver detecção de sinais indicativos de câncer de boca.
Serão oferecidos exames clínicos, realizados pelos cirurgiões dentista, e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico. Para a prevenção é recomendado: evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle anualmente.

Os serviços estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Lucilene Mosca Melin – LMM (Centro) e Unidade Básica Antonio Carlos dos Santos – PAS (Bairro Santo Antônio), das 7 às 17 horas.

Saúde Bucal atende em média 500 pacientes por mês

A saúde e sua qualidade são um dos pilares da Prefeitura de Louveira. A saúde bucal atende uma média de 500 pacientes por mês, gerando seis mil atendimentos e procedimentos dentários por ano. Para ser atendido, o cidadão deve dar entrada com a solicitação e aguardar o contato que será feito pela Secretaria de Saúde.
Na primeira consulta, o paciente é atendido pelo Clínico Básico e, quando há necessidade, é encaminhado para as especialidades oferecidas pela Secretaria de Saúde: Odonto Pediatria (especializado em atendimento infantil), Ortodontia Preventiva, Periodontia, Estomatologia, Protesista, Endodontia, Cirurgias de terceiros molares e pacientes especiais (Hipertensos Diabéticos e Acamados).

Outro serviço é oferecido no seguimento odontológico, a partir de parceria com a Secretaria de Educação. Todas as escolas da rede recebem procedimentos coletivos acompanhados por dentistas especializados. Este programa é conhecido como ‘Saúde na Escola’ e atende cerca de 5.800 alunos que recebem orientações educativas e escovações supervisionadas, com aplicação de flúor, em média, três vezes ao ano. Além dos alunos, os pais das crianças e adolescentes são orientados, através de reuniões, a cuidar e supervisionar a saúde bucal dos filhos.
O CEMO (Centro de Especialidades Odontológicas) fica localizado na Rua das Rosas, no Bairro Santo Antônio, ao lado da Casa da Cultura. Mais informações pelo telefone: (19) 3848-3200.