Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 11/12/2014

Saúde incentiva testagem rápida de Aids com Campanha Fique Sabendo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realizou de 01 a 06 de Dezembro, a Campanha Fique Sabendo – Testagem de HIV. De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.

Para marcar o Dia Mundial de Luta conta a Aids (comemorado em 1º de Dezembro), a campanha teve como objetivo estimular a população a realizar os exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem necessidade de encaminhamento médico, principalmente para as pessoas mais expostas, àquelas com vida sexual ativa e que nunca realizaram os testes, reduzindo o preconceito associado a sua realização.

“Diagnóstico e tratamento precoces são os melhores caminhos de se evitar as formas graves da doença. Sendo assim, a testagem é um ato importante no âmbito individual e coletivo”, declarou a secretária da Saúde, Pâmela Mango.

Segundo informações da enfermeira da secretaria da Saúde, Thereza Messora, foram colhidos nas Unidades de Saúde de Louveira sorologias de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C de 166 pacientes neste período de campanha (CSIII = 45 / PAS = 55 / Burch = 11 / Monterrey = 55). Além da testagem rápida, também foi feita a distribuição de materiais educativos, preservativos, aconselhamento e coleta de sorologia. “O teste rápido demorou cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, realizamos coleta de material para a realização do exame. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde”, esclareceu a enfermeira.