Saúde | 14/05/2014

Saúde examina 796 pacientes durante Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Foto: Divulgação

Entre os dias 22 de abril e 9 de maio, período de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, a equipe de dentistas e auxiliares da saúde bucal da Prefeitura de Louveira realizaram o exame preventivo em 795 pacientes, sendo 738 com idade acima de 60 anos. Entre eles, 164 apresentaram a necessidade de tratamento odontológico e foram encaminhados à unidade de Saúde do Centro e ao Centro de Especialidades Médico odontológicas (Cemo), no bairro Santo Antônio.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Pâmela Mango, a campanha teve como principal objetivo o diagnóstico precoce da doença. “É sempre viável reiterar que quanto mais cedo o câncer de boca é diagnosticado, maiores são as chances da pessoa se curar”, acrescenta.

Os exames foram todos realizados em locais próximos aos postos de vacina contra a gripe, já que a campanha aconteceu simultaneamente à primeira fase de imunização à gripe. O procedimento é simples, utiliza-se um abaixador de língua ou uma gaze para examinar as áreas extra e intrabucal do usuário, visando o diagnóstico de qualquer necessidade de acompanhamento pelo dentista da rede municipal.

Como se prevenir ao câncer de boca:

- Proteja-se da exposição solar exagerada, principalmente se você tem pele clara e não está usando protetor solar.

- Evite o fumo (cigarro, cachimbo, charuto dentre outros), pois é um dos principais fatores de risco de câncer bucal,

- Vá ao dentista quando seus dentes estiverem cariados, quando suas gengivas estiverem sangrando ou quando sua prótese dental estiver mal adaptada,

- Mantenha uma boa higiene bucal: você terá mais proteção contra agentes cancerígenos como o fumo e álcool,

- Mantenha uma boa alimentação, consumindo frutas cítricas (como a laranja e o limão) e verduras e legumes (como cenoura, tomate e brócolis).