Saúde | 14/04/2014

Saúde de Louveira supera meta de vacinação contra o HPV

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira vacinou 778 meninas de 11 a 13 anos durante a campanha nacional de imunização contra o HPV (papiloma vírus humano), vírus causador do câncer de colo de útero. A quantidade representa uma cobertura de 95,23% do público alvo, número acima da meta de 80%, recomendada pelo Estado e preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em Louveira, a secretaria local realizou uma força tarefa nas escolas para vacinar às alunas e também imunizou todas as meninas da faixa etária que procuraram as unidades básicas de saúde da cidade.

“Estamos muito satisfeito por atingirmos às expectativas do Governo, mas esperamos repetir a eficiência para as próximas etapas da campanha”, comemorou a secretária de Saúde da Prefeitura de Louveira, Pâmela Mango. Ela alerta os pais ou responsáveis das meninas para que fiquem atentos às próximas etapas da vacinação. “É preciso que as meninas vacinadas neste primeiro período retornem às unidades básicas de saúde para cumprir as duas etapas restantes. A segunda dose será aplicada daqui a seis meses e todas as meninas estão convocadas, já a terceira é daqui a cinco anos”, completa a secretária.

De acordo com o Ministério da Saúde, no próximo ano o público-alvo será composto por meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016 a ação se restringe apenas às meninas de 9 anos.

Câncer de colo de útero

O HPV é um vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que está sendo aplicada protege a menina dos quatro tipos mais comuns de vírus: tipos 6, 11, 16 e 18. O 6 e o 11 são responsáveis por cerca de 90% das verrugas genitais e o 16 e 18, por 70% das ocorrências de câncer de colo de útero.

A doença é o terceiro câncer mais comum entre as mulheres, atrás somente dos tumores de mama e colorretal. Em 2011, por exemplo, 5.160 mulheres faleceram em decorrência do câncer de colo de útero.