Saúde | 24/07/2013

Saúde de Louveira realiza mutirão de exames básicos para mulheres no dia 3 de agosto

Foto: Internet

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realiza no dia 3 de agosto (sábado) em todas as Unidades de Saúde um mutirão de prevenção a doenças que afetam as mulheres, como o câncer de mama e colo do útero. Durante a  ação, denominada ‘Mulher que trabalha também se cuida’, serão efetuadas a coleta de papanicolau, orientações do autoexame das mamas e efetuação de cadastro para mamografia.

“Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances do tratamento ser bem-sucedido. Portanto, mulheres, é preciso estar em dia com os seus exames, afinal cuidar da saúde é valorizar a vida”, orienta a secretária de Saúde, Pâmela Mango.

As medidas de prevenção serão realizadas das 8h às 17h nas unidades de saúde do Centro, Burck, Monterrey, e no Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio. 

Mamografia, exame clínico e autoexame

A mamografia é um dos meio mais eficazes de diagnosticar o câncer de mama. Este exame consiste em um raio-x da mama e dura cerca de 20 minutos . Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer o exame anualmente.

Já o exame clínico é indicado para mulheres a partir dos 20 anos. Mulheres desta faixa etária devem realizar o exame ao menos uma vez a cada três anos. Após os 40, esse exame precisa ser feito anualmente, preferencialmente antes da mamografia. Durante a avaliação, o médico observa a mama para verificar a existência de alterações na forma e no tamanho. Em seguida o especialista faz a palpação das mamas e axilas para averiguar se há nódulos.

O autoexame também é indicado para mulheres a partir dos 20 anos. Caso seja constatado algum caroço durante o autoexame, inchaço ou irritação de pele, é necessário procurar um especialista.

Colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença relacionada  à contração do vírus HPV, o papilomavírus humano. Este vírus se manifesta através de verrugas na mucosa da vagina, pênis, ânus, laringe e esôfago. Caso essas lesões se instalem no colo do útero e não recebam o devido tratamento, podem evoluir para um câncer.

Os sintomas são corrimento persistente e sangramento após o ato sexual, mais evidente quando já se encontra em estágio avançado, o que torna ainda mais necessários o diagnóstico breve e principalmente a prevenção.

O melhor remédio, aliás, é justamente a prevenção. O exame preventivo Papanicolau é um teste de rotina que consiste na realização da raspagem do tecido do colo do útero para análise em laboratório. É o único capaz de detectar o câncer do colo de útero e deve ser realizado anualmente, mas, caso os resultados forem normais, o intervalo sobe para três anos.

Postos e horários do Mutirão

 Postos de Vacinação

Horário

US Dra. Lucilene Mosca Melin – CS II - Centro

8h às 17h

US Antônio Carlos dos Santos -PAS

8h às 17h

US do Burch

8h às 17h

US Gilberto Ajjar - Monterrey

8h às 17h