Saúde | 15/03/2013

Saúde de Louveira realiza 54 exames ‘Papanicolau’ no Dia da Mulher

Divulgação / PML

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Louveira promoveu na última sexta-feira  (8 de março) e no sábado (9 de março) uma série de ações em virtude do Dia Internacional da Mulher. A principal iniciativa foi denominada ‘Mulher que Trabalha também se Cuida’ e teve como objetivo atender às mulheres que trabalham durante a semana e encontram dificuldades para comparecerem às unidades de saúde.

Na ação foi efetuada a intensificação na realização de exames específicos para mulheres, como 54 coletas do exame de prevenção do câncer de colo de útero ‘Papanicolau’, além de orientações sobre o autoexame das mamas e 32 cadastros para mamografia, durante todo o sábado nas unidades de Saúde Dra. Lucilene Mosca Melin (Centro), Antônio Carlos dos Santos (PAS – Bairro Santo Antônio) e Unidade do Burck (Burck).

“As medidas efetuadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde no dia internacional da mulher foram um sucesso”, avalia a secretária de Saúde, Pâmela Mango. “Conseguimos abordar em nossas palestras assuntos de interesse das mulheres, atraindo um grande público feminino, além de realizarmos grande quantidade de exames específicos deste gênero”, acrescenta a secretária.

Já na sexta, o delegado da Polícia de Louveira, Luís Carlos Duarte, ministrou a palestra sobre “Violência Contra a Mulher”. Logo depois, no período da tarde, a professora da Faculdade Padre Anchieta Elisangela Ribas abordou o tema “A Mulher e sua Essência de beleza”. No mesmo dia funcionários da escola profissionalizante Mirna ofereceram cortes de cabelo gratuitos às mulheres que prestigiaram as palestras.

Vice-prefeita Neusa Orestes fala no Dia da Mulher

Dentre as diversas atividades programadas para a sexta-feira,  Dia Internacional da Mulher, a vice-prefeita Neusa Orestes foi uma das convidas a participar como palestrante do ciclo de palestras promovido pela Câmara Municipal destinado as servidoras da Casa de Leis e esposas de funcionários.  Também fizeram parte da mesa de palestrantes, a assistente social, Viviane da Silva Junta, a psicóloga Vanda Costa Estábile, da Divisão de Saúde Mental,  e a vice-presidente,  a profa. Clarice Ap. de Oliveira, única vereadora da atual Legislatura.

As palestras abordaram o tema “Reflexões sobre o papel da mulher contemporânea”, promovendo, depois da palestra, um bate-papo com aproximadamente 20 pessoas.

“Sou a pessoa mais feliz do mundo, pois Deus me abençoa todos os dias me dando saúde, me dando forças para poder fazer o bem, para ser útil, para ajudar o próximo. Minha origem é humilde, sou de família pobre e comecei a trabalhar desde os meus 12 anos como empregada doméstica para ajudar meus pais a trazer alimento para casa. Me casei, tive filhos e os eduquei. Tenho meu comércio e meu trabalho como vice-prefeita.  A minha parte como mulher eu fiz. Sou muito realizada”, contou Neusa Orestes, dando seu testemunho de vida a todas as mulheres presentes.