Saúde | 02/07/2013

Saúde de Louveira orienta a população sobre como se prevenir da ‘Gripe Suína’

Foto: Divulgação / PML

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira intensificou o trabalho de orientação à população quanto às medidas necessárias para se prevenir do vírus Influenza H1N1, que provoca uma variação da gripe conhecida popularmente como ‘Gripe Suína’.  A ação tem como objetivo evitar a propagação da doença, mais intensa com a chegada do inverno.

Com esse intuito, a Saúde Municipal elencou medidas de prevenção como o uso do álcool em gel, utilização de lenço descartável e manter os ambientes bastante ventilados, que constam em material distribuído à população (confira as medidas abaixo).

“Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus da gripe comum, porém, requer cuidados especiais se a pessoa apresentar febre alta, dores musculares, de cabeça, garganta e em articulações, vômitos e diarreia”, explica a secretária de Saúde, Pâmela Mango, que orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima se aparecerem os sintomas.

Tratamento

Hoje já existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa está infectada pelo H1N1. Porém, é indicado ao médico o uso do remédio Tamiflu, muito eficaz se ministrado nas primeiras 48 horas, após o aparecimento dos sintomas.

Medidas de prevenção:

ü  Lavagem das mãos com água e sabão ou álcool gel, principalmente após tossir, espirrar e antes de consumir algum alimento;

ü  Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

ü  Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

ü  Evitar tocar olhos, nariz e boca;

ü  Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

ü  Manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados;

ü  Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

ü  Evitar sair de casa se estiver com sintomas de gripe (exceção quando da necessidade de assistência a saúde);

ü  Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.