Saúde | 15/05/2013

Saúde de Louveira atinge meta de vacinação contra a gripe

Campanha é estendida até a próxima sexta-feira (17 de maio) em todo o Brasil

Foto: Jasso / PML

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira atingiu a meta de vacinação contra a gripe estipulada pelo Ministério da Saúde. Os profissionais da Saúde Municipal aplicaram ao todo 4.832 doses em crianças de 6 meses a 2 anos, idosos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Este número representa 80,7% da população alvo, 0,7% acima da meta definida pelo ministério.  Os dados são referentes ao período de 26 de abril - quando iniciou a Campanha - até às 12h da última quinta-feira (9 de maio).

Apesar de atingir a meta, a vacinação continua na cidade e aqueles que se enquadram no público alvo devem se encaminhar às unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h (com exceção da UBS do Monterrey, que funciona até às 16h), para receber a dose. Vale destacar ainda que todos os pacientes acamados foram imunizados até o dia 4 de maio, pelos profissionais da Equipe de Visita Domiciliar da Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Pâmela Mango, a intensão é vacinar a maior quantidade possível de louveirenses que integram a população alvo da campanha, independente  de já ter alcançado a meta. “A vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia, além de ser fundamental para evitar outras complicações respiratórias decorrentes da doença. Por isso, pretendemos vacinar muitos munícipes para além da meta de 80% já alcançada”, disse a secretária.

A Gripe é uma doença transmitida por vírus, através de gotículas eliminadas pela tosse e fala ou a partir de contato com superfícies contaminadas pelo vírus e levadas pelas mãos aos olhos, nariz ou boca. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, coriza, tosse e dor de garganta. Além da vacina, alguns hábitos são eficazes para conter a transmissão da doença, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e evitar ambientes fechados.

Postos de Saúde

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos