Saúde | 03/04/2013

Saúde convida beneficiários do ‘Bolsa Família’ para atualização da carteira de vacinação

Divulgação / PML

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Louveira convida todos os beneficiários do Programa Bolsa Família e o respectivo responsável a comparecer a unidade de saúde mais próxima, com a caderneta de vacinação em mãos para ser atualizada.

Os compromissos com o Programa Bolsa Família são simultâneos nas áreas ‘Social’, ‘Saúde’ e ‘Educação’. Na Saúde, as exigências são o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e pré-natal para as gestantes e acompanhamentos das mães com bebês em época de amamentação.  Já na Educação, as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem estar matriculadas e ter 85% de frequência escolar mensal mínima. Os jovens de 16 a 17 anos devem frequentar no mínimo 75% das aulas mensalmente. Nos programas da Ação Social a frequência deve ser de 85% nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em Louveira, no âmbito da assistência social as famílias beneficiárias são acompanhadas pelo CRAS por meio de ações socioeducativas, além disso, os adolescentes participam do Centro de Convivência da Juventude.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social em referência ao mês de dezembro de 2012, Louveira conta com 635 beneficiários atendidos pelo Programa Bolsa Família.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Louveira convida as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para atualização de cadastro, realizada a cada dois anos ou anualmente, quando houver qualquer alteração nas informações, sobretudo nos dados de composição familiar, endereço e renda. A atualização das informações é necessária para evitar o bloqueio e cancelamento do benefício, e deve ser feita em algum dos dois ‘Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)’ da cidade (veja endereços abaixo). Vale ressaltar que a revisão cadastral é uma atividade contínua, conforme regulamentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Federal.

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O ‘Bolsa Família’ integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Serviço:

CRAS:

1- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro: Rua Nicola Taralo, 76 – Centro. Telefone: 3878-4136. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Bairro Santo Antônio: Rua Antônio Chicalhone, 330 – Bairro Santo Antônio. Telefone: 3848-3487. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Unidades de Saúde:

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos