Saúde | 08/09/2022

SAÚDE - Louveira realiza imunização nas escolas para ampliar cobertura vacinal contra poliomielite

Vacinação só está sendo realizada com a presença dos pais ou responsáveis

Equipes da Secretaria de Saúde de Louveira estão percorrendo as escolas municipais de Ensino Infantil para imunizar crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite. O objetivo da Prefeitura é ampliar a cobertura vacinal, que até o momento é de 58% no município. A meta é atingir 95% do público-alvo.

Nesta quinta-feira (8), a vacinação aconteceu na EMEI Vice-prefeito Pedro Miqueletto. Na sexta (9), será a vez dos alunos da EMEB Frederico Pagotto - Infantil.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações estão sendo realizadas nos horários de entrada e saída dos alunos, de acordo com cronograma estabelecido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. As crianças só podem receber a imunização na presença dos pais ou responsáveis. As famílias estão sendo avisadas pelas equipes escolares.

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Além da vacinação nas escolas, as crianças também podem ser imunizadas na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 8h30 às 15h. Não é preciso agendamento.

Em caso de dúvidas, os pais devem procurar diretamente pela coordenação das equipes escolares ou pela Secretaria de Saúde no número (19) 3948-5300.