Saúde | 19/02/2021

SAÚDE - Hospital de Campanha de Louveira atende 199 pacientes nos primeiros quatro dias

Estrutura possui 12 leitos para os casos mais leves e uma equipe composta por 26 profissionais capacitados e treinados para esse tipo de atenção

O Hospital de Campanha montado pela Prefeitura de Louveira e a Santa Casa para atender os casos menos graves de covid-19 járecebeu 199 pacientes nos primeiros quatro dias de funcionamento, entre a última segunda-feira (15), quando a unidade começou a funcionar, e quinta-feira (18).

O Hospital de Campanha está instalado no CRL (Centro de Reabilitação de Louveira). Desses 199 casos, apenas um dos pacientes precisou de internação no próprio hospital. Ele segue sob cuidados e passa bem.

A estrutura do Hospital de Campanha tem 12 leitos para os casos mais leves e uma equipe composta por 26 profissionais capacitados e treinados para esse tipo de atendimento.

Além disso, a localização do Hospital de Campanha é estratégica. Ao lado de Santa Casa, ele permite transferência imediata de pacientes que tenham casos agravados ou que precisem de atendimento mais complexo, como nos casos de UTI.

A abertura do hospital acontece em meio a uma segunda onda da covid-19 que preocupa as autoridades de saúde e fez aumentar novamente o número de casos da doença.

“Diante da quantidade de casos suspeitos que ainda procuram atendimento, existe a necessidade de acolher a população com síndrome respiratória em local específico para evitar a disseminação da doença. A abertura do Hospital de Campanha também proporciona o retorno de outras atividades na Santa Casa, como a retomada de cirurgias eletivas”, disse a superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira.

A unidade é referência para atender os casos suspeitos de covid. A orientação dos profissionais de Saúde é para que os pacientes com sintomas respiratórios se dirijam à Portaria 2 do prédio do CRL, onde existe uma entrada exclusiva para o Hospital de Campanha.

O Hospital fica na Av. Arthur de Souza Sygel, 400, no Jardim Vera Cruz.

Testes

O Hospital de Campanha também aplica os testes rápidos para detectar a covid-19. A aplicação acontece diante da solicitação médica entre o 3º e 7º dia de sintomas. Após esse período, a coleta de exame (teste rápido) é feita na Unidade Básica de Saúde, considerando que o paciente estaria fora do período de transmissão, segundo as regras da Anvisa.

Casos

Até na última quinta-feira (17) o município tinha 1.753 casos confirmados de covid-19, com um paciente internado na Santa Casa e 30 pessoas com sintomas leves em isolamento domiciliar. Outras 30 pessoas morreram vítimas da doença.

Vacinação

A Prefeitura de Louveira retomou na última quarta-feira (17) o agendamento da população acima de 85 anos de idade para a vacinação contra a covid-19. Ao todo, o Município possui 234 moradores nesta faixa etária.

A Secretaria de Saúde reforça que não faz agendamento de vacinação de porta em porta. No começo de fevereiro houve uma denúncia de que pessoas estariam cadastrando moradores no Jardim Ana Maria. A orientação é para que, nesses casos, não informem seus dados pessoais e acionem a Secretaria de Saúde, a Polícia Militar (190) ou a Guarda Municipal (153).

Locais de vacinação e telefones para agendamento:

- CS III - UBS Dra. Lucilene Mosca Melin
Praça Júlio Mesquita, 342 - Centro Louveira
Telefone: (19) 3948-5311.

- UBS 21 de Março
Rua Luiz Gonzaga, 375, Jardim 21 de Março.
Telefone: (19) 3878-0728.

- UBS Monterrey
Avenida Quiprocó, 55, Monterrey.
Telefone: (19) 3878-5236.

- UBS Antônio Carlos dos Santos (PAS)
 Rua São Carlos, 177, Jardim Lago Azul.
Telefones: (19) 3848-1062 / 3848-1201.

- UBS Burck
Rua Martinho de Ludres, 700, Residencial Burck.
Telefone: (19) 3878-0411.

- UBS Vista Alegre
Rua Pedro Bassi, 506, Jardim Vista Alegre.
Telefone: (19) 3848-4172.