Saúde | 02/04/2024

Saúde: Atendimentos de Atenção Básica crescem 91% desde 2019

Entre as ações realizadas que levaram a este aumento, está o investimento em Programas, cursos de capacitação dos profissionais, novas contratações, equipamentos e a otimização nas agendas médicas, que antes tinham datas para abrir, e hoje, ficam abertas durante o ano todo, agilizando para os moradores

 

O Dia Mundial da Saúde é neste domingo, 7 de abril, e neste contexto, a Prefeitura de Louveira ressalta o crescimento dos atendimentos da Atenção Básica, que em 2023 registraram 91% a mais do que no ano de 2019. Entre as ações realizadas que levaram a este aumento, está o investimento em Programas, cursos de capacitação dos profissionais, novas contratações, equipamentos e a otimização nas agendas médicas, que antes tinham datas para abrir, e hoje, ficam abertas durante o ano todo, agilizando para os moradores.

Em Atenção Básica, que são atendimentos com clínico geral, ginecologista e pediatra, Louveira registrou uma média mensal de 4.224 atendimentos em 2019, já em 2023, a média foi de 8.073, um aumento de 91%, quase o dobro.

Mais investimentos

Entre os investimentos realizados pela Prefeitura neste período, está o fortalecimento do Programa Remédio em Casa, que leva os medicamentos das farmácias municipais até a casa do morador, que solicita diretamente pelo celular. 

Além disso, após a consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), o morador pode passar na farmácia da unidade e retirar os remédios prescritos na receita pelo médico. A Prefeitura conta com 162 medicamentos. 

Os medicamentos ficam armazenados na Central de Suprimentos da Saúde, inaugurada em 2023, que tem por objetivo unificar o armazenamento de medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria, e, principalmente, otimizar a distribuição dos materiais para as unidades de Saúde. Localizada estrategicamente na área industrial, é um grande galpão, de cerca de 800m², onde foram feitas as divisórias das salas de acordo com as exigências técnicas da Saúde, com salas refrigeradas para conservação dos medicamentos, salas específicas para medicamentos controlados e estrutura que possibilita a organização de todos os insumos e materiais utilizados pela Assistência Farmacêutica e pela Secretaria de Saúde em geral.   

Foi criado o Programa Mãe Louveirense, que incentiva as gestantes a passaram por ao menos sete consultas de pré-natal, e no fim, recebem um kit enxoval completo, contendo fraldas, sabonete líquido glicerinado, absorvente noturno, termômetro digital, banheira, kit de higiene com escova, pente, tesoura para unhas e aspirador nasal, mochila, toalha fralda de banho com capuz, cobertor, conjunto de pagão com calça, kit com três pares de meia, calça (mijão), body manga curta, entre outros itens. 

Com o objetivo de melhorar o atendimento na Saúde, com mais humanização, assertividade e resolutividade, a Prefeitura de Louveira, por meio do Programa de Educação Permanente, realiza capacitações para os servidores da Saúde, assim, garantindo uma melhoria contínua nos serviços realizados à população.

Com as obras avançando em ritmo acelerado, as obras do Hospital Santo Antônio de Louveira progridem em diferentes etapas. Quando concluído, o Hospital vai contar com salas de observação e atendimentos de emergência, sala de curativos, farmácia, entradas separadas para público adulto e infantil, consultórios, leitos e especialidade de odontologia para casos classificados como urgências. O Hospital está sendo construído onde era o Pronto-Atendimento e o CEMO (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas), na esquina da Rua das Rosas com a Rua Luís M Cruz, no bairro Santo Antônio. 

Por conta desta mudança, atualmente o P.A está atendendo em outro endereço: Antônio Chicalhone nº 193, também no bairro Santo Antônio e próximo a obra do Hospital, não prejudicando o acesso dos pacientes.

Conexão Município-Estado

Com a Prefeitura de Louveira atendendo casos de baixa complexidade, o Governo do Estado, por meio dos hospitais e outros serviços, é responsável por atender parte dos casos de média complexidade e todos de alta complexidade, que serão encaminhados, através da Rede Municipal de Saúde. Entretanto, indo além da responsabilidade municipal, Louveira realiza oferta de atendimento com especialistas e diversos serviços de média complexidade.

Saúde Louveira

CLIQUE AQUI para acessar todos os contatos, endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde de Louveira.