Água e Esgoto | 20/09/2022

SANEAMENTO – Prefeitura coloca em operação quarto reator da Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira

Novo equipamento ampliará em 34% a capacidade de tratamento de efluentes do município

A Prefeitura de Louveira colocou em operação na última segunda-feira (19) o 4º reator UASB (Reator com Manta de Lodo Anaeróbio de Fluxo Ascendente).

De acordo com a Secretaria de Água e Esgoto, com a operação de mais um reator anaeróbio, a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto do município aumentará em 34%.

O reator UASB é um dos principais elementos do processo de tratamento do esgoto, pois faz a remoção de até 70% da matéria orgânica.

O reator irá proporcionar um alto grau de estabilização do efluente e economia através do baixo consumo de energia. O equipamento é usado no tratamento primário para estabilização da matéria orgânica contida no esgoto, por meio de colônias de micro-organismos anaeróbios, ou seja, sem oxigênio e responsáveis pela degradação da matéria orgânica.

O prefeito Estanislau Steck e o secretário Mateus Arantes estiveram no local para conferir o funcionamento dos equipamentos.

Com os constantes investimentos em estruturas de coleta e tratamento, Louveira atualmente trata cerca de 90% do esgoto do município.