Água e Esgoto | 21/12/2022
Robô motorizado localiza fissura em tubulação e ajuda a resolver problema de mau odor no Centro de Louveira
O caso foi no ano de 2021; o equipamento proporcionou mais de 800 mil reais de economia
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, resolveu um problema de mau cheiro na região central da cidade economizando mais de 800 mil reais. O caso foi no ano de 2021 e foi utilizado um robô dentro da tubulação da rede de esgoto para solucionar o problema. Essa foi uma ação do governo do prefeito, Estanislau Steck, que está comprometido em melhorar a qualidade de vida do cidadão de Louveira.
“Esse investimento em tecnologia resolveu um problema de mau odor que havia na região do Centro da cidade. Conseguimos uma solução prática e efetiva sem causar transtornos para a população. Sem envolver obras que causariam incômodos e trânsito na região do Centro, que é bastante movimentada”, disse o prefeito, Estanislau Steck.
O robô é similar a um carro, possui uma câmera de monitoramento e um sensor a laser que permite localizar imperfeições na tubulação, como trincas, vazamentos e obstruções.
O equipamento localizou uma fissura na rede de esgoto situada na esquina da Rua Ângelo Steck com a Rua Doutor José Romeiro Pereira, cujo vazamento escorria até a galeria de água pluvial localizada na avenida José Niero, gerando odor na região.
Após a fissura localizada, a Secretaria de Água e Esgoto pode resolver rapidamente o problema.
“Utilizar o robô foi uma excelente alternativa, caso contrário seria necessário trocar toda a tubulação de esgoto da região da estação, o investimento ultrapassaria 850 mil reais. Além do incômodo da população com as obras”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.
O robô é utilizado até hoje nos serviços realizados pela Secretaria de Água e Esgoto.