Coronavírus | Covid-19 | 27/08/2021

RISCO - Prefeitura reforça que uso de máscara segue obrigatório, mesmo com liberação de comércio e avanço da vacina

Além disso, moradores devem continuar adotando distanciamento social, evitando aglomerações e higienizando com frequência as mãos com sabão, sabonete ou álcool em gel

A Prefeitura de Louveira alerta que o uso da máscara continua sendo obrigatório em Louveira, mesmo com a liberação das atividades econômicas e o avanço da vacinação contra a covid-19. Além disso, as pessoas devem continuar adotando o distanciamento social, evitando aglomerações e higienizando com frequência as mãos com sabão, sabonete ou álcool em gel.

O uso da máscara é obrigatório em todo o Estado de São Paulo, segundo a resolução nº 96 da Secretaria de Estado da Saúde, de 29 de junho de 2020, em também em Louveira, segundo o decreto nº 5.661, do dia 19 de março de 2021, que impõe multa de R$ 200,00 para as pessoas flagradas circulando pela cidade sem máscara.

A fiscalização está sendo feita pela Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar. Quem for pego pela segunda vez cometendo a infração terá que pagar o dobro: R$ 400,00.

Cuidados com a máscara

- Prefira máscaras de pano dupla face, ou seja, com duas camadas de tecido, pois elas são mais eficazes.

- Não toque na parte da frente da máscara: sempre a remova pelo laço lateral ou pelo nó da parte traseira.

- Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel após retirar a máscara e tome cuidado para não tocar olhos, nariz e boca.

- Troque a máscara sempre que estiver suja ou úmida, ou a cada duas horas de uso.

- Não compartilhe com familiares – as máscaras são de uso individual.

- Ao retirar, segure-a pelo laço ou elástico e não a coloque sobre a mesa.

Descarte correto

Não descarte luvas, máscaras e outros EPIs diretamente no saco verde de material reciclável. Coloque dentro de um saquinho bem fechado no lixo comum, de preferência junto ao lixo do banheiro, evitando que alguém possa se contaminar. Lixeiras de vias públicas também não devem receber estes materiais.

Evite aglomerações

No período da pandemia do novo coronavírus, fique em casa e, se precisar sair, evite aglomerações, use máscara e álcool em gel. Todos os dados da pandemia em Louveira são atualizados sistematicamente no site: www.louveira.sp.gov.br. Neste momento o mais importante é ter consciência e não arriscar a vida de quem amamos.