Cultura & Eventos | 05/03/2014

Retorno do Carnaval de Rua de Louveira reúne mais de 10 mil pessoas

Foto: Divulgação

Após sete anos sem desfilar, os blocos carnavalescos de Louveira voltaram à Avenida  José Niero em 2014. Durante os dois dias de folia – domingo (2) e terça (4) – as arquibancadas e os arredores da ‘avenida louveirense’ estiveram repletos, reunindo mais de 10 mil pessoas ao evento.

Para assegurar a folia dos louveirenses, a Prefeitura instalou 35 novos refletores, 15 banheiros químicos, 80 metros de arquibancadas e garantiu o Trio Elétrico dos desfiles. “Apostamos nesta parceria com as escolas de samba para tornar o carnaval de Louveira tradição em nossa cidade, melhorando a cada ano e tornando a festa cada vez mais uma importante opção de lazer e convívio entre as famílias”, afirmou o prefeito Junior Finamore.  “Um dos nossos objetivos foi valorizar os artistas e voluntários dos blocos. São eles que trabalham forte nos ensaios e na confecção de fantasias para proporcionar alegria e diversão a todos os envolvidos nesta importante festa popular”, acrescentou.

Misturando tradição e modernidade, as escolas de samba Vila Pasti, Tradição e Chiuaua ‘botaram o bloco na rua’ e mostraram que o samba no pé do louveirense está mais vivo do que nunca.

Com o enredo ‘Partiu, Bateu, é Gol’, a Vila Pasti misturou as duas grandes alegrias do brasileiro: o samba e o futebol. Fundada em 1968, a escola trouxe à passarela cinco alas e um carro alegórico tematizado pela Copa do Mundo de 2014, homenageando a seleção nacional. O grande destaque ficou por conta do casal de Mestre sala e Porta Bandeira da terceira idade, Fernando Rodrigues, de 80 anos, e Tereza Moscoski, 83. A dupla exaltou o retorno do carnaval de rua e falou sobre a satisfação em participar da folia.  “Estou há cinco anos em Louveira e nunca havia participado do carnaval daqui. Ano passado pude conferir o ensaio, mas este ano foi de longe muito melhor. O trabalho que a Prefeitura fez foi fora de série, ‘deu’ toda a estrutura, com trio elétrico e segurança”, elogiou seu Fernando, que, apesar da idade, desfilou pela primeira vez em uma escola de samba. “Foi uma sensação maravilhosa, espetacular. O povo foi muito acolhedor, nos aplaudiu e praticamente desfilou junto com a gente. Se soubesse que sentiria toda essa alegria eu já teria desfilado antes”, disse.

Já na escola Chiuaua, o sucesso ficou por conta da bateria. Coordenados pelo mestre Fernando José de Camargo - o ‘Ferna’ -, os batuques se prolongaram pelas ruas do Centro logo após o desfile. Mas antes na avenida, o clima de futebol, samba e alegria contagiou o público e condecorou as conquistas do homenageado da noite: o ‘Ferrô’, time campeão da Copa Louveira e da Primeira Divisão em 2013. “Este ano está marcado pelo resgate do Carnaval de Louveira. Com esse investimento, o carnaval está sendo de fato encarado como Cultura na cidade. Agora, é trabalhar para no ano que vem levar à passarela um bloco ainda mais bonito e alegre”, afirmou.

Enquanto que a Chiuaua e a Vila Pasti foram conduzidas pela paixão ao futebol, a Tradição exaltou a histórica estação de trem em seu enredo. Com quatro alas e um carro alegórico na passarela, a escola da região botou carvão na caldeira e mostrou que carnaval também é festa de família, juntando pessoas de todas as idades no seu grupo de passistas.  “O carnaval sempre foi uma tradição antiga de Louveira e aqui foi sempre emocionante. É uma festa muito importante para o cidadão louveirense e faz parte da cultura da cidade”, opinou o fundador e primeiro presidente da Tradição, Junior Toledo. “Atualmente o conceito de carnaval está mudado. Hoje é mais família, o que engrandece ainda mais a sua volta às ruas da cidade”.

População aprova retorno do Carnaval; pequenos foliões prestigiam pela 1ª vez

Nas arquibancadas montadas na Avenida José Niero, era visível a animação das famílias presentes. Avós, pais e crianças, pessoas de todos os gêneros e idades participavam da folia com confetes, espumas e serpentinas. Entre a multidão, a dona de casa Vanessa Sales e seu marido Marcio Matilde acompanhavam sua filha, a pequena Maria Julia, de 7 anos, que prestigiava o carnaval de rua louveirense pela primeira vez. “(o carnaval) Estava fazendo falta. Antigamente a gente sempre pulava o carnaval por aqui, mas há anos que ficamos sem lazer durante esta época, já que não costumamos viajar”, contou a dona de casa. “É uma felicidade muito grande poder trazer a minha filha para assistir, pela primeira vez. O carnaval da cidade é uma grande diversão e é importante que continue todos os anos”.

Para o encarregado Eli Gonçalves, que levou os filhos João Vitor, 6, e Herbert, 10, à avenida, o carnaval de Louveira é uma ótima diversão para as crianças. “Meus filhos estão se divertindo bastante hoje, principalmente o João que participa pela primeira vez aqui na cidade”, disse. “Realmente o carnaval é um grande momento de lazer para quem não foi viajar. Para quem ficou na cidade é uma maneira de se divertir”, continuou.

Além do desfile de rua, o Carnaval de Louveira 2014 contou com duas matinês realizadas nas tardes de domingo e terça. A animação da folia ficou por conta da banda “Bem Brasil”, que reúne axé, sertanejo e marchinhas de carnaval.