Governo | 29/05/2013

Representantes do Aglomerado Urbano de Jundiaí discutem trem até Campinas

Prefeito de Louveira, Junior Finamore, participou do encontro, que contou com a presença do Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes

Foto: Jasso / PML

O Conselho de Desenvolvimento do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) se reuniu na manhã desta segunda-feira (27 de maio) com o secretário estadual de Transporte Metropolitano, Jurandir Fernandes, para discutir projetos de fomento ao transporte público na região.

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, participou do encontro e destacou a reativação da linha de trem entre Jundiaí e Campinas como o assunto de maior interesse para a cidade – projeto bastante viável, uma vez que os trilhos já existem e correm paralelamente ao corredor de cargas. “É preciso investir em alternativas de transporte porque as rodovias estão cada vez mais saturadas”, avalia o prefeito. “O caminho para isso”, continua o prefeito, “é modernizar e reativar antigas linhas locais, além de construir a interligação entre elas, formando, assim, uma grande malha ferroviária entre as Regiões Metropolitanas e Aglomerados Urbanos mais próximos”.  A reativação da linha férrea é um benefício que está sendo discutido pelos governos Federal e Estadual.

Ainda na reunião, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos anunciou a contratação de uma pesquisa de Origem e Destino na área do Aglomerado, com estimativa de conclusão em junho de 2014. Este estudo consiste no levantamento detalhado das características dos deslocamentos da população, visando orientar o investimento público. Com os dados obtidos nesta pesquisa, é possível estudar um modelo de integração dos transportes entre as cidades do AUJ. A criação do bilhete único regional, assunto que também constava na pauta da reunião, ficou prevista para 2015.

Participaram da reunião o presidente do Conselho Diretor do Aglomerado Urbano de Jundiaí e prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon; o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi; o deputado estadual Beto Tricoli; além de prefeitos das cidades integrantes, vereadores, empresários e autoridades civis e militares.

Trem de Jundiaí a São Paulo

O Governo do Estado já está contratando os projetos básico e executivo de implantação do Trem Expresso que liga Jundiaí a São Paulo. O anúncio também foi realizado durante a reunião do AUJ, pelo secretario estadual de Transportes Metropolitanos. A estimativa de Fernandes é que o Trem Expresso já esteja em operação em quatro anos.

O projeto prevê investimento de R$ 3,25 bilhões e inclui 47 quilômetros de trilhos, percurso que poderá ser percorrido em até 25 minutos.