Educação | 30/10/2023

Reformas e ampliações promovem reestruturação dos espaços físicos de 5 escolas de Louveira

As obras eram extremamente necessárias para atender à comunidade escolar e seguem na EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra, Cecoin Chapeuzinho Vermelho e Ceil Bairro, e em fase de conclusão no CECI Mundo Maravilhoso; Prefeitura investiu ainda em pintura e manutenções no CECI Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro e CEIL Bairro; investimentos em Educação neste ano somam R$ 135 milhões de janeiro a agosto

 

Seguem em Louveira as obras feitas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em 5 unidades da rede municipal de ensino, em atendimento a uma demanda extremamente necessária para a comunidade escolar. Em alguns casos, como na EMEF Odilon Leite Ferraz, a escola não passava por reforma há mais de 10 anos. A atual administração tem aplicado recursos financeiros expressivos em Educação – em 2023, cerca de R$ 135 milhões de janeiro a agosto, que engloba também reformas, ampliações e manutenções, além dos programas e aprimoramento do sistema municipal.

Todas as obras realizadas promovem uma verdadeira reestruturação dos espaços físicos das unidades e, consequentemente, melhoria do atendimento aos alunos e funcionários, mas também para toda a comunidade, e são importantes para o desenvolvimento dos alunos, no sentido de que espaços bem cuidados, seguros e inclusivos proporcionam o ambiente adequado para o ensino, bem-estar, socialização e formação da cidadania.

A obra mais recente começou neste mês de outubro no Ceil Bairro, onde a Prefeitura reestrutura uma das paredes no ginásio das piscinas, que desabou devido à infiltrações. A reforma é uma questão de segurança para os alunos e segue com o reforço no sistema de drenagem da parede. Também na unidade teve início recentemente uma nova estrutura e adequações dos vestiários do campo de futebol. Vale ressaltar que no início desse ano a Prefeitura entregou o gramado sintético e também a instalação de 2.860 assentos na arquibancada do campo.

No Ceci Mundo Maravilhoso a obra segue para fases finais. A unidade recebeu melhorias estruturantes, principalmente nas salas de aula, que foram ampliadas com o solarium. O espaço anexo às salas, garantem mais luminosidade dentro das salas, mais espaço para interação entre as crianças e conforto término, já que foi aplicado pintura epóxi no piso. Na área externa, o piso emborrachado no pátio dá mais segurança para as crianças nos momentos de brincadeiras e atividades. A estrutura da entrada também foi modernizada com vigas de concreto, nova cobertura e no telhado uma grande reforma, com instalação de novas caixas d’água.

Para a Diretora do Ceci Mundo Maravilhoso, Flavia Soares de Melo Lima, as melhorias na estrutura da escola implicam diretamente na qualidade do processo de ensino/aprendizagem. “A escola teve uma grande transformação em seu espaço físico; ficou mais organizada e arejada, com novos espaços onde a criança pode ser protagonista de vivências e experiências fundamentais para o seu desenvolvimento, como interação com o outro, fortalecimento das relações e brincadeiras. A qualidade na educação pública e valorização da comunidade escolar são, sem dúvida, a chave para abrir os caminhos de um futuro promissor e feliz”, disse a diretora Flavia.

Na EMEF Odilon Leite Ferraz, as reformas conferem mais segurança e, inclusão e qualidade do espaço físico. A Prefeitura segue com reformas nos sanitários do térreo, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No piso superior eles estão prontos. A obra confere também mais segurança aos alunos que estudam nas salas do piso superior, já que, em atendimento às normas do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura instala uma rampa de que ligará, como rota de fuga, o piso superior ao pátio, e que está em fase de construção. As crianças também terão um espaço para atividades ao ar livre, com a instalação de um playground, até então inexistente. O espaço está sendo estruturado. A unidade também terá a revitalização do estacionamento, com nova pavimentação, que hoje está encontra-se inadequado. A reforma da quadra do Odilon é também um grande diferencial. O local apresentava-se em péssimas condições, até insalubres, com goteiras por todo o teto, paredes mofadas, pintura desgastada. Hoje a quadra está completamente revitalizada e concluída.  

No Cecoin Chapeuzinho Vermelho, a reforma está melhorando a estrutura para os professores, com a ampliação do refeitório para eles, a construção de dois banheiros dentro da sala dos professores, que antes não havia. A melhorias dos espaços confere um ambiente adequado para os momentos de planejamento de aulas e reuniões da equipe pedagógica. A reforma inclui maia segurança para os alunos, como o aumento do muro no fundo da escola, já concluído, a aplicação de novo piso emborrachado na rampa para evitar acidentes, já concluída; mais comodidade para as crianças no momento das atividades físicas, com a implantação do bebedouro ao lado da quadra, antes inexistente. A estrutura das salas de aula também foi melhorada com a troca de portas e janelas.

A Diretora do Cecoin Chapeuzinho Vermelho, Sônia Antunes Meloni Siqueira,  afirma que a reforma está transformando os espaços. “Foi muito oportuno e sensível o olhar da Prefeitura de atender as necessidades das escolas na manutenção e reformas dos ambientes para atender melhor tanto as crianças como os funcionários. A reforma foi importante também porque possibilitou um novo olhar para a organização administrativa”, afirma a diretora Sônia.

Na EMEF José Pereira Dutra, a Prefeitura faz uma revitalização completa da unidade, com aproveitamento de todo o terreno para construção de novas salas de aula e novos sanitários, ampliação das salas administrativas. A reforma segue com o principal objetivo de promover uma ampliação no número de crianças atendidas, de 40 para 120 alunos. A precisão da conclusão da obra é 1º semestre de 2024 e, até lá, os alunos têm aulas na EMEF José Odair Montelatto, no Santo Antônio.

Além das reformas e ampliações, a Prefeitura concluiu neste ano manutenções, com reparos e pinturas nas unidades no CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro e CEIL Bairro.