Educação | 20/10/2023

Reformas e ampliações promovem aperfeiçoamento na infraestrutura das escolas municipais em Louveira

Com investimento recorde em Educação, a Prefeitura concretiza neste ano melhorias em 12 escolas; foram beneficiadas com reformas as unidades CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho, e com manutenções e pinturas o CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro e CEIL Bairro 

Doze escolas municipais de Louveira foram beneficiadas neste ano com recursos públicos para obras – 4 delas com reformas e ampliações que promovem melhorias na estrutura física unidades e 8 com manutenções. Como uma das prioridades da gestão, a Prefeitura fez o maior investimento dos últimos 10 anos na rede municipal de ensino, incluindo as obras – com R$ 135 milhões aplicados de janeiro a agosto deste ano. 

As reformas e ampliações seguem avançadas na EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho. No CECI Mundo Maravilhoso a reforma segue para ajustes finais. As manutenções e pinturas, já concluídas, foram realizadas no CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore e CEIL Bairro. 

Além de todas as obras, a Prefeitura deu início neste mês em mais uma reforma no Ceil Bairro, com reformas em dois ambientes – uma importante reestruturação física no ginásio das piscinas cobertas, onde parte de um muro desabou devido à infiltrações; e, ao lado do campo de futebol, a Prefeitura constrói um novo ambiente de apoio, juntamente com os vestiários.

Os investimentos em reformas representam uma verdadeira transformação estrutural nas escolas de Louveira. Para a Diretora do Ceci Mundo Maravilhoso, Flavia Soares de Melo Lima, as melhorias na estrutura da escola implicam diretamente na qualidade do processo de ensino/aprendizagem. “A escola teve uma grande transformação em seu espaço físico; ficou mais organizada e arejada, com novos espaços onde a criança pode ser protagonista de vivências e experiências fundamentais para o seu desenvolvimento, como interação com o outro, fortalecimento das relações e brincadeiras. A qualidade na educação pública e valorização da comunidade escolar são, sem dúvida, a chave para abrir os caminhos de um futuro promissor e feliz”, disse a diretora Flavia. 

No Cecoin Chapeuzinho Vermelho, a reforma segue avançada. A Diretora, Sonia Antunes Meloni Siqueira, destaca com a abertura de diálogo para que todos os envolvidos pudessem participar do processo de reforma. “Foi muito importante ter esta abertura com a escola para vermos juntos o que a escola precisa; houve espaço para que a gente pudesse pontuar nossas opiniões e sugestões, é isso é bom porque os funcionários é que estão diretamente em contato com as crianças”, disse. 

Ela afirma que a reforma proporcionou a oportunidade de uma nova organização administrativa também, além de transformar os espaços físicos. “Foi muito oportuno e sensível o olhar da Prefeitura de atender as necessidades das escolas na manutenção e reformas dos ambientes para atender melhor tanto as crianças como os funcionários. Para as crianças foram feitos novos espaços, como o bebedouro ao lado da quadra, que antes não tinha; a quadra também foi revitalizada; as salas ficaram com cores mais leves. Para os funcionários, foi estruturada uma sala melhor para as reuniões em equipe, para os momentos de descanso e de estudo. A reforma foi importante também porque possibilitou um novo olhar para a organização administrativa. E, apesar de acontecer durante o período de aulas, tudo transcorreu de uma forma tranquila na medida do possível, principalmente porque sabemos que no final o resultado será muito bom”, ressalta a diretora Sônia.