Desenvolvimento Urbano | 04/12/2023

Rede Municipal de Ensino tem ano marcado com 5 escolas em obras e mais 7 com pinturas e manutenções

Investimentos da Prefeitura concretizam uma das maiores revitalizações em quantidade de escolas em Louveira; obras e ações incluem reforma com melhorias estruturais, como no telhado e sistema de drenagem, banheiro adaptados, rampas de segurança, pinturas, novos espaços físicos, e, inclusive, possibilitando a ampliação da capacidade de atendimento, como no caso da escola da Estiva; orçamento para Educação neste ano foi um dos maiores aplicados nos últimos 10 anos – R$135 milhões de janeiro a agosto

O ano de 2023 ficará marcado para a Rede Municipal de Ensino de Louveira pelas reformas estruturais e revitalizações realizadas em 12 escolas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Educação. A quantidade de escolas beneficiadas é o resultado de um dos maiores orçamentos aplicados na área – R$ 135 milhões de janeiro a agosto, e que englobam as obras e também um amplo pacote de ações pedagógicas.

Quanto às obras, seguem em execução reformas e ampliações em 5 unidades. A maior delas, a EMEF José Pereira Dutra, no bairro Estiva, a revitalização completa da escola amplia o número de atendimento de alunos, das atuais 40 para 120 vagas. Para isso, a Prefeitura aproveitou melhor o terreno para construção de novas salas de aulas, saladas administrativas, sanitários. O pátio também será ampliado com cobertura.

A equipe trabalha na fundação para instalação das vigas da cobertura. Na EMEF Odilon Leite Ferraz, a Prefeitura constrói uma passarela de segurança para acesso ao pátio exterior a partir do piso superior, e também um playground ao lado da quadra, que, inclusive, foi completamente restaurada. A escola não recebe intervenções há mais de 10 anos. Seguem em andamento obras na Cecoin Chapeuzinho Vermelho, com trocas de portas e janelas nas salas de aula, novo piso emborrachado na rampa, reforma na quadra, ampliação da sala e refeitório dos professores, inclusive com construção de sanitários, aumento no muro da parte posterior da escola, garantindo mais segurança e pintura completa.

No Ceil Bairro a Prefeitura faz adequação nos vestiários do campo, instalação de um novo espaço coberto para o loca e a reforma no ginásio da piscina coberta. Vale ressaltar que a Prefeitura já havia entregado em março deste ano a instalação de 2.860 assentos na arquibancada do campo do Ceil Bairro. E no CECI Mundo Maravilhoso, a obra está em fase de conclusão. A escola recebeu reforma no telhado e novas caixas dágua, ampliação das salas de aulas com a construção do solarium, sistema de drenagem e instalação de piso emborrachado no pátio, construção da mini quadra, cobertura na entrada da escola, entre outros detalhes, além da pintura completa. Além das obras, foram beneficiadas com manutenções – reparos e pinturas - CECI Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore e CEIL Centro.

Os investimentos da Prefeitura em estrutura e ações da Rede Municipal resultaram no apontamento de Louveira em rankings nacionais como uma das melhores cidades do país. De acordo com o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), Louveira está acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) (SAIBA MAIS) . Louveira também é destaque no ranking Connected Smart Cities como a 2ª cidade com maior investimento per capita em Educação das regiões metropolitanas de Campinas e de Jundiaí (SAIBA MAIS)