Governo | 13/09/2023

Ranking aponta Louveira como 6ª cidade de pequeno porte com mais avanços na área digital

O Ranking Connected Smart Cities 2023 foi divulgado no início de setembro e comparou os municípios a partir de 70 indicadores nos eixos temáticos: Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde; Louveira

Os avanços realizados pela Prefeitura na área digital destacaram Louveira como a 6ª cidade de pequeno porte mais inteligente do país, comparada aos municípios com população entre 50 a 100 mil habitantes. A informação é do Ranking Connected Smart Cities 2023 e comprova os investimentos que tem sido feitos em tecnologia e inovação para implementação das ações de gestão pública.

O ranking geral destaca Louveira levando em consideração 70 indicadores nos eixos temáticos de Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde.

O resultado reconhece as ações inovadoras que a Prefeitura tem realizado nos últimos anos para transformar Louveira em uma smart city. Neste sentido, uma série de mudanças inovadoras tem sido implementadas. Neste mês de setembro, por exemplo, a Prefeitura fará o lançamento do novo aplicativo para os cidadãos, chamado Relou, com ampliação de serviços à população e em substituição ao app do Cartão Cidadão. Pelo Relou, o cidadão poderá acessar os serviços de marcação de consulta, solicitação pata entrega de medicamentos, entre outros. Por ele, o cidadão poderá solicitar diversos serviços de Mobilidade, como cartão estacionamento para pessoas com mais 60 anos e pessoas com deficiência; e outros serviços como 2º via IPTU; sinalização de trânsito; denunciar focos de dengue; sanar dúvidas sobre transporte público; ter informações sobre coleta de lixo, transporte público, atendimentos das secretarias municipais; telefones úteis, entre outros. A outra grande novidade do app é que ele será útil a todos e não restrito para os moradores. As pessoas terão, por exemplo, acesso às informações turísticas e notícias da cidade.

Outro destaque é o sistema de gestão integrada, a ser implantado, e que promoverá uma integração e agilidade de informações entre as secretarias municipais. O novo sistema também está em planejamento e segue o conceito de Louveira sem papel, que é prioridade na pauta do Governo todo processo digital e que deve promover um grande avanço quanto à agilidade dos processos administrativos.

Entre as ações já implementadas pela Prefeitura é chatbot, que facilita ao cidadão encontrar informações pelo site. Já disponível no site da Prefeitura, o chatbot é mais um canal de comunicação entre a administração e o cidadão para sanar dúvidas e obter informações sobre os serviços da Prefeitura. O chatbot é um canal de mensagens automáticas que está disponível no canto inferior direito do site (www.louveira.sp.gov.br). As respostas ao cidadão são geradas automaticamente com base nas informações arquivadas no site. Mas no caso de informações específicas, a questão será encaminhada à Secretaria pertinente e aberto um protocolo para o que cidadão possa receber a resposta posteriormente.

Os avanços em tecnologia também englobam serviços para os servidores. A Prefeitura lançou um aplicativo que facilita as informações de RH (Recursos Humanos), que já está disponível e que tem como objetivo aprimorar os serviços de informação de Recursos Humanos da Prefeitura, como aos salários, pedidos de férias, cursos de capacitação, entre outros.

Na área da Saúde, a inteligência digital é utilizada em telemedicina, com atendimentos on-line; na Educação, com instalação de laboratórios de informática, uso de notebooks e tablets; em processos burocráticos, existe o serviço de alvará digital, por exemplo, para que os engenheiros e arquitetos possam realizar todo o processo de emissão de alvará de construção pela internet.