Saúde | 20/02/2020

"Se não tivesse a fisioterapia da prefeitura eu não iria conseguir andar"

hidroginástica

A Prefeitura de Louveira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza tratamento de fisioterapia, hidroterapia e hidroginástica para pacientes que sofreram algum tipo de acidente e para pessoas com necessidades especiais.

As atividades acontecem dentro do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), que conta com piscina aquecida de 11 metros de largura e 15 metros de cumprimento, coberta e com rampa e elevador para facilitar o acesso para os pacientes.

Fisioterapia

O lugar de tratamento oferece um amplo espaço para fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com objetivo de recuperar a funcionalidade da região afetada, amenizar as dores e restaurar movimentos.

Nivaldo Roveri, 83 anos, é morador de Louveira e teve dois AVC, e ele conta sua gratidão ao serviço de Saúde da prefeitura. “Se não tivesse a fisioterapia da prefeitura eu não iria conseguir andar. É muito importante e faz toda diferença. Sou atendido por excelentes profissionais que fazem o trabalho com amor e dedicação, não só aqui no CRL, mas em todas as Unidades de Saúde. Louveira é o cartão postal do nosso país e a Saúde é um exemplo”.

Hidroterapia

Também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, a hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro da piscina com a água aquecida. É realizada em grupo ou individual, dependendo da necessidade do tratamento do paciente.

O exercício traz benefícios no tratamento como artrite, artrose ou reumatismo, problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais, lesões musculares, dores articulares, inchaço, dificuldade respiratória, problemas neurológicos como acidade vascular cerebral (derrame).

A moradora Maria de Lourdes é mãe do adolescente de 16 anos, Matheus Henrique que nasceu com paralisia cerebral e faz hidroterapia no CRL há três anos. Ela conta que o exercício oferecido pela prefeitura faz toda diferença.

“O tratamento é excelente, ele fica relaxado, sinto avanço e melhorias do meu filho. Os profissionais sempre acolhendo muito bem. O CRL é nossa segunda casa e, como mãe, tenho imensa gratidão pela prefeitura”, diz a Maria de Lourdes.

Hidroginástica

Atividade física aeróbica realizada na água e em grupo, melhora o desempenho e condicionamento cardiovascular, coordenação motora, principalmente para idosos, relaxamento muscular, melhora a postura, diminui o percentual de gordura no corpo, melhora a respiração e circulação sanguínea entre outros benefícios.

O CRL fica na Rua Arthur de Souza Sygel, 478, Jardim Vera Cruz. Mais informações pelo telefone 3878-7973.

IMG_0003.jpg
IMG_0004.jpg