Saúde | 29/10/2015

"Outubro Rosa" garantiu mutirão de atendimento no Centro e no Santo Antonio

A programação do "Outubro Rosa" em Louveira levou cerca 200 mulheres ao mutirão do último sábado, 24, nos postos de saúde do Centro e do bairro Santo Antonio. Elas realizaram papanicolau, receberam orientações sobre autoexame das mamas, agendaram mamografia. Ao longo de todo o mês, a equipe da Secretaria de Saúde realizou palestras e levou orientações nos postinhos e em programas da Prefeitura.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 30% dos casos novos a cada ano. Os médicos recomendam que a mamografia deva ser feita anualmente em mulheres acima de 50 anos.

No mês do ‘Outubro Rosa’, conhecido por conscientizar a população feminina, o INCA infirmou que foram diagnosticados neste ano 57.120 novos casos mulheres com cãncer de mama só neste ano de 2015 no Brasil.

Novembro Azul

Novembro será azul. O mês marcará a luta pela conscientização na prevenção em relação ao câncer de próstata. O Posto do Centro (Lucilene Mosca Melin) ficará na parte da noite com as luzes acesas, na cor azul, comemorando mês.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A Prefeitura promoverá em novembro várias ações como palestras sobre o câncer de próstata, mutirão de exames e testes de glicemia. Confira a programação na próxima edição.