Cidadão

Empresa

Servidor

Gestão Ambiental | 09/09/2021

QUALIDADE DO AR - Prefeitura faz blitz para avaliar emissão de poluentes em veículos que circulam pelo Centro de Louveira

Ação acontece uma vez por ano e faz parte do Programa Município Verde Azul, criado com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das prefeituras

A Prefeitura de Louveira realizou nesta terça-feira (9) uma blitz de controle de emissão de poluentes em veículos que trafegavam pela Avenida Silvério Finamore, próximo a Secretaria de Serviços Públicos.

O objetivo foi de avaliar a situação dos veículos movidos óleo diesel que trafegam pela cidade e garantir uma melhor qualidade do ar, contribuindo para a saúde de toda a população. 

Durante esse período, 10 veículos movidos a diesel que passaram pelo local foram vistoriados, estando todos dentro dos parâmetros aceitáveis. A equipe da Secretaria de Gestão Ambiental deu orientações e dicas a todos os condutores que passaram pelo local. 

A ação, realizada desde 2019, acontece uma vez por ano na cidade e faz parte do Programa Município Verde Azul, criado em 2007, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das prefeituras engajadas em inovações ambientais. 

Toda a blitz teve apoio da Guarda Municipal e agente de transito da cidade. 

Como é feita a blitz?

A blitz é feita visualmente, com o veiculo estacionado e com o motor ligado. A emissão da fumaça é medida pela cor e densidade, com o auxílio da Escala de Ringelmann, que tem cinco graduações - variando dos tons cinza claro ao preto.

Veículos dentro dos parâmetros recebem um certificado em formato de adesivo para identificação como apto para a circulação.

No caso de veículos fora dos padrões estabelecidos, o condutor é orientado a preencher um documento disponibilizado pela equipe da secretaria de Gestão Ambiental. Após o preenchimento deste documento, a equipe realiza o encaminhamento para  Cetesb notificar o condutor e assim tomar as medidas necessárias.