Gestão Ambiental | 07/03/2017

Pássaros silvestres apreendidos retornam à natureza depois de período de readaptação

pássaro

Em parceria com Mata Ciliar, a Prefeitura de Louveira realiza a captura, tratamento e a soltura de animais silvestres. O serviço prestado pela Associação na cidade busca garantir a perpetuidade das espécies, preservando a rica biodiversidade de Louveira. Desta vez, a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental do município vai fazer uma grande soltura de pássaros, provenientes de uma apreensão realizada na cidade em outubro de 2016. Os animais eram criados sem a devida autorização ambiental, infringindo diversas leis.

Na ocasião foram apreendidos 33 pássaros que foram encaminhados para a Associação Mata Ciliar, para que houvesse a reabilitação dos animais para posterior reinserção na natureza.

A soltura vai acontecer nesta sexta-feira, 10, juntamente com aproximadamente mais outros 30 pássaros já reabilitados pela Associação. Isso quer dizer que, cerca de 60 pássaros voltam ao seu habitat natural, entre eles: trinca ferro, pássaro preto, sabiá laranjeira, pintassilgo, tico tico rei, azulão, colerinha, bigodinho, rolinha roxa, falcão de coleira, periquitão maracanã, entre outros.

Parceria entre Prefeitura e Mata Ciliar já tratou mais de 200 animais

A captura, tratamento e a soltura de animais silvestres é fruto de um convênio inédito na cidade, firmado entre a Prefeitura de Louveira e a Associação Mata Ciliar em julho de 2014. O serviço prestado pela Associação na cidade busca garantir a perpetuidade das espécies, preservando a rica biodiversidade de Louveira. Desde o início da parceria até hoje, a Mata Ciliar já cuidou de mais de 200 animais silvestres com problemas de saúde, resgatados nas matas de Louveira.

Mesmo cortado por importantes rodovias e tão próxima da capital, Louveira possui uma rica fauna e importantes fragmentos florestais, onde coabitam macacos bugiu, saguis, gambás, cachorros do mato, ouriços, veados, tatus, pica-paus, entre outros animais silvestres. Por isso o trabalho em conjunto com a Mata Ciliar, na visão da Prefeitura, é muito importante e contribui imensamente para a conservação da vida silvestre.

O convênio com a Associação possibilita, ainda, o desenvolvimento de projetos de educação ambiental com a Rede Municipal de Educação, através de visitas monitoradas dos alunos à entidade, onde eles têm a oportunidade de conhecer o trabalho de recuperação de animais silvestres.