Educação | 15/10/2013

Provinha Louveira avalia os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental em Português e Matemática

175 estudantes receberam medalhas por bons resultados na avaliação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação, juntamente com as Unidades Educacionais Municipais, organizou “1ª Provinha Louveira’’ contemplando os alunos dos 5º anos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com a Secretária de Educação Letícia Serpa, o principal objetivo da prova é familiarizar os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental em relação aos processos avaliativos externos ( Prova Saresp e Prova Brasil), visto que os alunos devem se apropriar de mecanismos que favoreçam o seu desempenho. “Este exercício é importante para que o aluno possa se familiarizar com os procedimentos  utilizados nas avaliações externas, compreensão  do preenchimento de gabarito, desenvolvimento de estratégias para resoluções das situações e conteúdos apresentados.  A prova também é uma forma de auxiliar  o professor em relação aos conteúdos que devem ser retomados para melhor desempenho por parte dos alunos’’ afirmou.

Participaram da ‘Provinha Louveira’ todos os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das EMEF Vila Pasti, Odilon Leite Ferraz, Melissa Sicalhoni, José Pereira Dutra, José Odair Montelatto; Cônego Luiz Gonzaga Biasi; Ângelo Argenton Filho; Ceil Fundamental Bairro e Ceil Aparecida E. G. Yembo. Foram premiados os três primeiros alunos de cada sala com melhor desempenho em Matemática e Português e também foi entregue uma medalha por mérito aos alunos  que  se destacaram por demonstrar força de vontade e empenho apesar de não estarem entre os três primeiros colocados. No total foram 175 alunos que receberam medalhas.

As avaliações foram aplicadas nos dias 12 e 13/09 e corrigidas pelos coordenadores e professores do Ensino Fundamental.

A primeira-dama Marlene Finamore, que também esteve presente na entrega das medalhas elogiou o desempenho dos alunos e principalmente o apoio dos pais “Fiquei muito feliz com a dedicação dos alunos e com os bons resultados apresentados nas provas. Isso demonstra que o ensino municipal está dando bons frutos. Parabenizo também aos pais por serem parceiros da Educação, acompanharem o desenvolvimento de seus filhos e por prestigiarem este momento tão importante que é a entrega das medalhas”, disse.

Para Valdir Fernando Paz, pai do aluno Eduardo que esteve prestigiando a conquista do filho na manhã desta quinta-feira, dia 10, o momento foi de alegria “Estou muito orgulhoso pelo desempenho do meu filho e por ter conquistado uma medalha. Achei a iniciativa da provinha Louveira muito importante porque incentiva os demais alunos a se esforçarem e conquistarem o prêmio”, destacou ele. Já o aluno Henrique teve a companhia da mãe Andrea Oliveira na hora de receber a medalha e ela comemorou a vitória “Gostei muito dessa avaliação para poderem testar o conhecimento das crianças e incentiva-las para que estudem ainda mais. Fiquei muito orgulhosa e espero que esta seja a primeira de muitas medalhas. Estou muito feliz”, afirmou Andrea.

A intenção da Secretaria de Educação é realizar a Provinha Louveira anualmente.