Assistência Social | 26/11/2021

PROTEÇÃO - Louveira faz roda de conversa para discutir a violência contra a mulher no CRAS Santo Antônio

Evento faz parte da Semana de Combate à Violência contra a Mulher e reuniu cerca de 20 pessoas que integram programa VivaLeite

Roda de conversa violência contra a mulher CRAS Santo AntônioUm grupo de 20 mulheres participou nesta sexta-feira (26) de uma roda de conversa que teve como tema a violência contra a mulher. O encontro aconteceu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Santo Antônio e integra as ações que marcam a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher na cidade.

Durante a reunião, foram debatidos temas como os tipos de violência contra a mulher, como identificá-los e a melhor forma de pedir ajuda. Também foi distribuída uma publicação referente ao tema e produzida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. 

A reunião foi conduzida pelas assistentes sociais Beatriz de Oliveira e Tania Mendes. As pessoas que participaram fazem parte de um programa chamado VivaLeite.

Ao final, foram distribuídos para as mulheres vasos com flores, chocolates e um folheto impresso com um poema criado pelo Grupo de Jovens Fala Galera (que expressa indignação das vítimas de violência contra a mulher). O Fala Galera é uma oficina que une jovens semanalmente para discussão e reflexão de temas diversos.

Além disso, nesta sexta-feira também está previsto o plantio de flores no jardim do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para lembrar as mulheres vítimas de feminicídio.

A Semana de Combate à Violência Contra a Mulher é uma forma de sensibilizar a população e incentivar medidas de proteção e apoio para vítimas de violência. A semana está sendo realizada de 22 a 28 de novembro e foi criada para amplificar as ações do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro em todo o mundo.  

O CRAS é uma instituição que presta assistência para famílias em situação de vulnerabilidade.

A programação da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher de Louveira termina no próximo domingo (28) com uma passeata programada para sair da Praça Pedro Sanches, no bairro Santo Antônio, às 9h, com trajeto até a Cáritas Paroquial, que fica na Rua Antônio Chicalhone.

Em seguida, acontecerão rodas de conversa promovidas pela entidade Chá Comigo, Chá Conosco, que trabalha pela disseminação da cultura de paz em Louveira. Por fim, está previsto um debate sobre a série de TV “Maid”, que aborda a temática de violência contra a mulher.

A Semana de Combate à Violência Contra a Mulher foi organizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Eventos, Segurança Pública e Esportes, Lazer e Juventude, junto com a Cáritas Paroquial e a entidade Chá Comigo, Chá Conosco.

Proteção

A cidade de Louveira conta com uma rede de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência (física ou não) chamada Patrulha Maria da Penha, que hoje acompanha 60 mulheres na cidade.

A forma de acionar a patrulha para receber assistência é entrando em contato com a Guarda Municipal por ligação ou usando a ferramenta de emergência no aplicativo do Cartão Cidadão.

Contatos da Guarda Municipal:

Telefones: 153 / (19) 3878-1512 / (19) 3878-7434