Desenvolvimento Econômico | 07/11/2019

Promif é tema de trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal de São Carlos

Além de proporcionar subsídios para os produtores rurais de Louveira e garantir que a área de cultivo seja manejada de forma sustentável, o Programa Municipal de Incentivo ao Fruticultor (Promif) virou objeto de pesquisa no trabalho de conclusão de curso (TCC) do louveirense Bruno Simonato Bragile.

O recém-formado em Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é filho de agricultores louveirenses que participam do programa e foi daí que surgiu a ideia para o TCC. Observando as experiências do pai ele pode comprovar que o Promif “é um modelo de inovação rural que se encaixava nos aspectos sociais, econômicos e ambientais objetos da análise”.

Através de entrevista com 11 agricultores que fazem parte do programa, Bruno pode perceber “a facilidade que os produtores tiveram para se ambientar e adequar ao programa. Porque, além da proposta de exigências progressivas, o projeto se adaptou as condições de produção atual”.

Outro diferencial do Promif que o estudante encontrou a partir da sua pesquisa foram as características de desenvolvimento econômico, além do princípio de protetor-recebedor. “O programa é um incentivo à agricultura que movimenta o PIB da cidade, de maneira direta e indireta, através da geração de empregos, mais oportunidades de vendas e adequação de propriedades seguindo modelos sustentáveis”, afirma Bruno.

O resultado do trabalho foi apresentado aos professores no início do ano, sendo recebido com muito prestígio dos orientadores.

Sobre o Promif

Criado em 2013, o Promif é um programa inovador que tem o objetivo de preservar a produção familiar de frutas e evitar o êxodo rural. O programa garante um subsídio de R$ 5 mil anuais por hectare produtivo. Cerca de 160 propriedades já estão inscritas e recebem o benefício para manter e expandir a fruticultura, preservando a tradição e o trabalho no campo.

O programa foi pioneiro na cidade e se tornou referência nacional em incentivos ao trabalho rural sustentável, chegando a ganhar destaque em eventos da área como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e seminários da Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agrícola (ALASA) e do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).