Gestão Ambiental | 11/05/2023

Projeto Tabarana da Prefeitura de Louveira prepara atividades interativas para todo o mês de maio

Os destaques das ações incluem plantio de árvores, planejamento de oficinas de capacitação, programação do Projeto Horta nas Escolas, atividades para a Semana do Brincar com a equipe do CRAS entre outras que envolvem o Projeto Tabarana

Com o objetivo de gerar conscientização sobre o meio ambiente para crianças e participantes dos programas sociais da Prefeitura de Louveira, o Projeto Tabarana traz atividades interativas para todo o mês de maio. Ações são realizadas por meio Secretaria de Gestão Ambiental em conjunto com outras Secretarias, havendo também, importantes parcerias.

“Boa parte das ações são realizadas através do Centro de Educação Ambiental (CEA) Tabarana, inaugurado durante a programação de aniversário de Louveira deste ano. Estamos preparando uma série de atividades divertidas para as crianças nas escolas da Rede Municipal, que vão ensiná-las de modo prático, a importância e como cuidar da natureza e do meio ambiente. Além disso, vamos trabalhar com o Projeto Tabarana nas ações realizadas do CRAS e CAPS. Isso também demonstra a importância do CEA, que centraliza e viabiliza as ações que envolvem a educação ambiental em Louveira”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Os destaques das ações que estão sendo realizadas neste mês incluem plantio de árvores, planejamento de oficinas de capacitação, programação do Projeto Horta nas Escolas, atividades para a Semana do Brincar com a equipe do CRAS entre outras que envolvem o Projeto Tabarana.

“No começo deste mês, participamos do Encontro do Projeto Gota D’água do Consórcio PCJ, onde debatemos a respeito do tema e programação do 19º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA), que será: Água para nós, água para mim, minha voz no Comitê Mirim. Junto com a Secretaria de Educação, vamos criar um cronograma repleto de atividades interativas para as crianças da Rede Municipal, de modo a promover a conscientização e o aprendizado sobre o cuidado com a natureza, a fauna e a reciclagem. Tudo com relação direta ao Projeto Tabarana, que estamos trabalhando desde novembro de 2021”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Ele desapareceu por conta da poluição.

As ações que envolvem o Projeto acontecem durante todo o ano, envolvendo não só a educação, mas também área sociais.

“Os estudantes aprendem nas escolas a importância de cuidar do Meio Ambiente. O Projeto Tabarana é trabalhado pelos profissionais da Educação em diversas frentes. Eles aprendem sobre o descarte correto do lixo, reciclagem e diversas ações que impactam no nosso dia a dia e na qualidade da água dos nossos rios”, disse a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.