Cultura & Eventos | 18/07/2013

Projeto "Ser Tão Caipira" estará em Louveira a partir do próximo dia 25

Foto: Divulgação

A cultura do caipira representada pelos causos, a viola, o sotaque e o cafezinho coado na hora. Estes elementos estão presentes no espetáculo "Ser Tão Caipira" produzido pela Companhia de Teatro Sia Santa, de Campinas. A peça teatral também dá nome ao projeto de formação de plateias para o público adulto que iniciará neste mês um circuito envolvendo quatro cidades do interior paulista. O projeto prevê a realização de 24 apresentações teatrais gratuitas de "Ser Tão Caipira" e quatro encontros com educadores e alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos - nas cidades de Louveira, Itatiba, Vinhedo e Valinhos. Mais de seis mil pessoas serão atendidas.

Louveira será a primeira cidade a receber o projeto. No próximo dia 25, a equipe da Sia Santa , com o apoio da Prefeitura de Louveira realizará a oficina "A cultura de tradição oral e a transmissão de saberes" para a EJA. O encontro será realizado das 13h às 16h, no Centro de Convivência da Juventude, localizado na Rua Vereador José Carlos Conti, nº 17.

As apresentações teatrais estão agendadas para agosto. No dia 5, serão realizadas para o Núcleo de Idosos da cidade, às 14h, e para a EJA e o Projeto Adolescente, às 19h. Em 6 de agosto, todos os moradores de Louveira poderão prestigiar o espetáculo "Ser Tão Caipira" às 20h, com entrada de graça.

"Ser Tão Caipira" é um projeto aprovado pelo PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e conta com o apoio das Prefeituras de Louveira, Itatiba, Valinhos e Vinhedo.

Sinopse do Espetáculo

O espetáculo "Ser Tão Caipira" tem pesquisa e direção do ator Edson Lozano, que no palco dá vida ao caipira Januário. A ambientação cenográfica é um pequeno rancho onde vive o solteirão Januário que recebe a visita do amigo da cidade, representado por Agnaldo Araújo, violeiro, cantador e médico de animais.

São 60 minutos de total envolvimento em uma atmosfera de intensa brasilidade, num passeio pela alma da cultura caipira, com direito a um delicioso cafezinho coado e servido na hora para a plateia.  O espetáculo é recomendado para maiores de 13 anos.

Sia Santa

A Companhia de Teatro Sia Santa foi fundada em 10 de junho de 1973. Desde então, soma-se ao seu repertório 16 espetáculos (sendo nove de teatro infantil, cinco empresarial e dois para jovens, adultos e melhor idade), além de performances temáticas, oficinas para professores e a linha do teatro sob medida. A Sia Santa também atua em teledramaturgia para cinema e televisão. Declarada Órgão de Utilidade Pública pela Lei 7523/93, a Sia Santa já produziu mais de 60 espetáculos que foram apresentados para cerca de cinco milhões de espectadores no Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos.