Educação | 19/06/2013

Projeto Horta na Escola da CECI Mundo Maravilhoso tem sua primeira colheita

Foto: Divulgação / PML

No último dia 13 de junho, os alunos da “CECI Mundo Maravilhoso”  realizaram a colheita da horta plantada na unidade no dia 30/04, dentro do projeto “Horta na Escola”. Acompanhados do Técnico em Gestão Ambiental  e coordenador da atividade, Marcos Souza, os pequenos estudantes receberam instruções de manejo e explicações da boa qualidade das hortaliças que eles plantaram, cuidaram  e que estavam sendo colhidas.

Após a retirada dos canteiros, as hortaliças foram enviadas até a cozinha piloto onde foram higienizadas, preparadas e enviadas para as escolas da rede municipal de ensino.

Atualmente, o projeto “Horta na Escola” está em andamento em oito escolas no Município e tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem gerando observação e pesquisa. A atividade exige uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.

O projeto Horta Escolar também proporciona o desenvolvimento de ações pedagógicas permitindo as práticas em equipe. Aborda temáticas como a valorização da importância do trabalho e cultura do homem do campo; técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; técnicas de cultura orgânica; relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; relação entre solo, água e nutrientes; identificação dos processos de semeadura, adubação e colheita; degustação dos diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; além de compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.