Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 26/07/2023

Programa Jovem Agricultor do Futuro é destaque nas políticas públicas de incentivo à produção rural em Louveira

A Prefeitura, em parceria com Senar, atende hoje 15 jovens no curso que tem por objetivo ensinar o cultivo agrícola; atividades acontecem no Centro de Apoio ao Produtor, no Barreiro; alunos recebem da Prefeitura transporte, alimentação, uniformes, e certificado reconhecido pelo MEC

Em Louveira, a produção agrícola tem grande destaque dentro das políticas públicas de Desenvolvimento Econômico realizadas pela atual gestão. Neste sentido, o pacote de ações da Prefeitura para fomento à agricultura inclui pelo 5º ano o programa voltado aos jovens da cidade: Programa Jovem Agricultor do Futuro, desenvolvido em parceria com o Senar SP e Sindicato Rural de Jundiaí. Neste ano, 15 jovens, com idades entre 14 a 17 anos, estão sendo atendidos, todos com transporte, alimentação, uniformes, e certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

“Este é um projeto que vai ao encontro das ações que nossa gestão tem feito para fomentar a geração de emprego e renda, e, especialmente, com base na produção rural dentro da cidade, e ainda mais, envolvendo os jovens, incentivando-os a trabalhar com a agricultura, que é um importante setor para a economia na nossa cidade. Temos muitas ações de valorização da agricultura, como os subsídios, entre eles o Promif (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura), o Programa de Cultivo Protegido, que ajuda o agricultor a investir na proteção das plantações contra pássaros; temos ainda as ações de valorização voltadas à agricultura familiar, como a Feira do Produtor, que prioriza os agricultores familiares e a compra dos itens de hortifrúti da agricultura familiar para a merenda escolar”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O instruto do programa de Louveira, Dejair Aparecido dos Reis, afirma que os investimentos da Prefeitura são responsáveis pelo sucesso do programa. “O JAF de Louveira é um dos mais estruturados do Estado porque a Prefeitura tem investido. É uma parceria importante com o Senar e Sindicato de Jundiaí, mas aqui, a Prefeitura disponibiliza uniforme completo para os alunos, transporte, equipamentos agrícolas; temos um sistema de irrigação automático, viagens para novas experiências, como fizemos para a Holambra, na Hortitec; temos sala de aula moderna com Datashow. Mas o fator principal, que foi um grande avanço para o projeto neste ano, é que a Prefeitura definiu oficialmente o CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural) como sede do programa. Até então fazíamos os encontros em propriedades cedidas por amigos. Agora temos sede própria”, comemora o instrutor Dejair. Ele ressalta ainda que outro fator importante é o envolvimento das famílias no projeto.

O programa tem por objetivo desenvolver nos jovens habilidades sociais que promovem as dimensões pessoais, cidadãs e profissionais. Além da atuação em sala de aula, no CAP, os alunos aplicam na prática o conhecimento adquirido, com a plantação de horticultura no próprio terreno experimental do CAP, onde plantam uma diversidade de verduras, que são comercializadas pelos próprios alunos pela cidade. Segundo o instrutor Dejair, a renda obtida nas vendas das verduras é dividida entre todos os alunos.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, o Programa Jovem Agricultor do Futuro, é exemplo de como a agricultura é valorizada pela gestão e um meio de incentivar os jovens a se profissionalizarem neste setor. “Nesta sexta-feira (28) celebramos o Dia do Agricultor, e todas as ações que realizamos na Prefeitura, por meio da secretaria, são no sentido de valorizar cada vez mais esta atividade que faz parte da história de Louveira, em especial, com a fruticultura, mas também com todas as produções rurais, com a variedade de itens que temos na cidade, com verduras, hortaliças, legumes”, ressalta o Secretário Pedro Geraldo de Campos Neto.

O curso, que começou em abril tem duração de sete meses, sendo concluído no final de novembro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Para os jovens interessados no programa, as inscrições acontecem no começo de cada ano e são feitas no Nucca (Núcleo de Capacitação). No próximo ano as inscrições serão realizadas em fevereiro.

O Programa Jovem Agricultor do Futuro é realizado em 58 cidades do Estado de São Paulo, atendendo a 1.500 jovens. Em Louveira, com a sede própria, o programa acontece no CAP (Centro de Apoio ao Produtor), localizado na Estradas das Maricatas, nº 500, no Barreiro.