Educação | 21/10/2013

Programa Educação para o Trabalho certifica 70 alunos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Senac Jundiaí, certificou cerca de 70 alunos participantes do Programa Educação para o Trabalho (PET), na quinta-feira, dia 03. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença da vice-prefeita de Louveira, Neusa Orestes, da secretária de Educação Letícia Serpa, da Supervisora Educacional Janis Leonicia Kunrath representando a Gerência do Senac Jundiaí e da representante da empresa Fluorcolors, Sidney Alves da Silva Santos.

Para Neusa Orestes, o evento tem um significado especial  “O futuro é a educação e a nossa administração se preocupa muito com a qualificação dos nossos jovens para que tenham sucesso em suas carreiras e obtenham ótimas oportunidades  profissionais”, comentou.

O  PET  tem como principal objetivo possibilitar a inclusão de jovens entre 15 e 17 anos no mercado de trabalho, ampliando os conhecimentos para facilitar a busca de oportunidades e permanência no mercado, contribuindo para a geração de renda.

Segundo a secretária de Educação Leticia Serpa, o programa é desenvolvido no município desde 1994 e já certificou aproximadamente cerca de 1800 adolescentes. “É um excelente trabalho. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os jovens devem se preparar da melhor maneira, aprimorando seus conhecimentos e buscando maior clareza na identificação de metas e expectativas para a construção de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional”, explica.

O PET difere dos demais cursos de profissionalização, pois se propõe a preparar jovens não mais para uma função especifica, mas para os desafios de uma nova cultura de trabalho. Além de romper com o modelo convencional, pois utilizam diferentes ambientes e estratégias que possibilitam ao jovem construir o conhecimento na prática, substitui a antiga ênfase ocupacional pelo reforço a um conjunto de valores essenciais no mundo do trabalho, como autonomia, criatividade, senso de ética, compromisso, discernimento e espírito de equipe.