Gestão Ambiental | 03/10/2023

Programa de Coleta Seletiva e Cata-Treco garantem reciclagem e destinação correta de resíduos em Louveira

Com foco na reciclagem e limpeza das ruas da cidade, a Prefeitura de Louveira realiza o Programa de Coleta Seletiva em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço. O programa garante a entrega e recolhimento semanal dos sacos verdes em 100% das casas dos moradores da cidade que são utilizados para depósito de resíduos recicláveis. Além disso, por meio do Programa Cata-Treco, que recolhe móveis, sobras de poda de árvores e entre outros, a Cooperativa fornece a madeira coletada para empresa parceira transformar em biomassa para geração de energia térmica usada na produção de novos materiais. 

A empresa Terraban, parceira da Cooperativa de Reciclagem Recomeço, transforma em cavaco toda a madeira coletada pelo Programa Cata-Treco da Prefeitura de Louveira.

O cavaco de madeira é utilizado como biomassa para geração de energia térmica pela a empresa Eucatex, que fabrica pisos, louças de banheiro, porcelanatos, mdf, portas, entre outros.

No Programa de Coleta Seletiva, a entrega dos sacos verdes ocorre semanalmente de acordo com um cronograma de distribuição que atende toda a cidade. A Programação de Coleta Seletiva e do Cata-Treco foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana. 

Estes Programas em Louveira são referências para as cidades da região. O nosso município recolhe cerca de 300 toneladas de material todos os meses. Se a Prefeitura de Louveira não tivesse esse compromisso com o meio ambiente, tudo isso seria encaminhado para aterros sanitários com elevados custos para a população", disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

programação coleta seletiva