Gestão Ambiental | 27/07/2023

Programa Banco de Ração está aceitando doações e já iniciou distribuição para cadastrados

O Programa garante o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam e resgatam cães e gatos; através da arrecadação de recursos como ração, brinquedos, casinhas, bolsa de transporte entre outros que auxiliam no cuidado dos animais, a Prefeitura realiza a distribuição para os cadastrados

 

Em compromisso com a saúde dos animais de estimação, e sobretudo o apoio aos tutores que necessitam de ração para os seus pets, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental e Assistência Social, está aceitando doações, de empresas e pessoas, para o Programa Banco de Ração. O Programa garante o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam e resgatam cães e gatos. Através da arrecadação de recursos como ração, brinquedos, casinhas, bolsa de transporte entre outros que auxiliam no cuidado dos animais, a Prefeitura realiza a distribuição para os cadastrados. Quem quiser realizar uma doação, pode levar o conteúdo no Prédio José Aristeu Mendonça, localizado na Rua Silverio Finamore, 1561, atendimento das 9h às 16h de segunda a sexta-feira, ou entrar em contato por telefone (19 3878-2426) ou e-mail (meioambiente@louveira.sp.gov.br) com a Secretaria de Gestão Ambiental para combinar uma doação de maior porte.

“Cuidar de um animal de estimação requer muito amor e carinho. Também demanda atenção e recursos, e o Programa Banco de Ração veio para ajudar nisso. Com o auxílio de ração e outros produtos que são necessários para o cuidados dos pets, temos o objetivo de dar suporte para ONGs, protetores individuais e moradores em vulnerabilidade social. Convidamos empresas e instituições a realizarem doações para este Programa, que com responsabilidade social e ambiental, auxilia tutores que rasgaram animais abandonados nas ruas da cidade. O Banco de Ração complementa os serviços gratuitos que são realizados no Bem-Estar Animal (BEA), que inclui atendimento veterinário, vacinas e castração. Além disso, temos diversos animais no BEA esperando por um lar, e a adoção é a escolha ideal para aqueles que desejam, de forma responsável, ser tutor ou tutora de um animal de estimação”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Qualquer pessoa ou empresa pode realizar uma doação.

“São aceitos pacotes de ração, brinquedos, casinhas, coleiras, guias, roupas, remédios, bolsas de transporte, móveis, entre outros produtos que auxiliam no cuidado de animais de estimação. Em nossa última reunião do COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, que ocorreu no último dia 6 de julho, os conselheiros optaram, em dois casos de autos de infrações ambientais, que os autuados terão que pagar as multas em ração para o Programa. Vamos analisar mais situações similares para tornar a penalização por danos causados ao meio ambiente em ração para os cadastrados”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

A Prefeitura já iniciou a distribuição de ração e produtos para os cadastrados no Programa Banco de Ração.

Como se cadastrar no Programa Banco de Ração?

Podem se cadastrar no Programa pessoas que estão em vulnerabilidade social que possuem animais de estimação, Organizações Não Governamentais (ONG) e protetores independentes. 

Para se cadastrar é necessário entrar em contato com o Bem Estar-Animal no telefone: 19 3878-1260 e informar os dados e endereço. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta.

Após isso, será agendado um dia para uma equipe da SGA e da Assistência Social irem ao local e confirmarem o enquadramento no Programa. 

Com tudo confirmado, a pessoa/organização passará a fazer parte do Programa Banco de Ração. A distribuição dos recursos dependerá da necessidade de cada um e da disponibilidade dos materiais provenientes de doação. 

Bem-Estar Animal

O Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Louveira, administrado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, tem o objetivo de prestar atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. Além de possuir animais para adoção (veja mais detalhes abaixo).

O atendimento é de segunda e quinta-feira, das 7h30 às 11h. A distribuição de senhas começa às 7h15. 

O atendimento inclui consulta, aplicação de vacina contra Raiva, microchipagem e agendamento de castração.

O Bem-Estar Animal também tem vários cães e gatos disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com todas as vacinas em dia.

Para adotar, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar um documento com foto, assinar e preencher um termo de compromisso de adoção e castração. Além disso, deve preencher os documentos do cadastro do microchip identificador, que já está no animal.

“Todos os animais possuem um microchip com uma numeração única. Ele é aplicado debaixo da pele e, segundo os técnicos, não gera incômodo nem sofrimento. O dispositivo é identificado através de uma leitora no qual é encontrado um número. Com a numeração, os agentes podem identificar os dados do animal e do tutor, o que acaba sendo muito útil para achar os donos dos que se perdem”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, os moradores podem visitar o Bem-Estar Animal e conhecer os animais disponíveis para adoção e os serviços de veterinário. 

O telefone é: (19) 3878-1260 (WhatsApp).

O endereço é: Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, 45 - Bairro Leitão