Saúde | 29/10/2013

Profissionais da Saúde, Educação e Social debatem sobre Programa Primeiríssima Infância

Foto: Jasso / PML

Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social da região se reuniram na manhã da última quinta-feira (24 de outubro), na sede Cáritas Paroquial, no Santo Antônio, para organizar o primeiro Fórum Integrado do Programa Primeiríssima Infância de Louveira.

O encontro serviu para debater o plano de ação da cidade em relação à melhoria dos indicativos do Marco Zero, que é um estudo realizado no ano passado com o objetivo de aprimorar o planejamento e a implantação do ‘Primeiríssima Infância’, além de avaliar seus impactos ao longo do tempo.

De acordo com a secretária de Saúde Pâmela Mango, o primeiro fórum neste sentido serviu para traçar as metas e ampliar os conhecimentos no sentido de melhorar o atendimento da Saúde às gestantes e crianças de até três anos de idade.

Além de integrantes da saúde, educação e social, também participaram da reunião membros da Pastoral da Criança e representantes de associações de bairros.

O programa

O Programa Primeiríssima Infância foi criado em 2008 pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de S. Paulo.  É dedicado a ajudar as comunidades no desafio de oferecer o melhor às suas crianças e tem como objetivo apoiar as boas práticas promotoras do desenvolvimento nesta etapa da vida. O programa busca mobilizar a comunidade para priorizar e qualificar a atenção às gestantes e às crianças de até três anos.  Em Louveira, o Primeiríssima Infância teve início no ano passado, quando foi feito o convite pelo CGR, e está em desenvolvimento com uma equipe de profissionais, sob a coordenação da pediatra Lenita Sacaramboni.