Educação | 05/02/2014

Profissionais da rede pública de ensino de Louveira iniciam atividades

Foto: Divulgação

No próximo dia 10, mais de 5 mil alunos  da rede municipal de Ensino de  Louveira retornarão às aulas, porém  na última segunda,  dia 03,  os  mais de 350 professores já voltaram às suas atividades.

Para marcar o início do ano letivo 2014, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma recepção de acolhimento com  palestra motivacional  direcionada aos professores, coordenadores e diretores. Ministrada  por  Suelen Monteiro, mestre em Educação pela Unesp e Assessora Pedagógica na  Editora Moderna, a apresentação teve como título “A importância de aprender com o outro: trabalhando com aprendizagem colaborativa”. O objetivo central foi realizar discussões relacionadas a aprendizagem colaborativa  ressaltando a importância das interações sociais dentro do espaço escolar e  a importância de aprender com o outro dentro de um ambiente colaborativo em que é favorecido além dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de aspectos éticos fundamentais para a cidadania.              “Quando se cria um ambiente colaborativo, a aprendizagem pode se tornar muito mais significativa, pois quando todo o grupo interage é possível desenvolver competências a partir daquilo que cada um traz de sua vivência. Tudo isso, sempre tendo em vista a motivação e a autoestima do grupo, onde se busca objetivos em comum e pensando no crescimento de todos”, afirmou a palestrante Suelen Monteiro.

As capacitações e planejamentos nas escolas seguem até sexta-feira, dia 07

Palestra

No dia 06 será a vez da equipe de profissionais da Secretaria de Educação participar da  palestra motivacional  com o tema  ‘‘Contatos com Tato’’, ministrada pela pedagoga  drª. Luciana Maria Caetano, que é mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da USP. A palestrante  realiza pesquisas sobre desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes, avaliação psicológica, relação escola-família, relação pais e filhos.