Educação | 10/12/2015

Proerd promove formatura para alunos das EMEFs Odair Montelatto e Odilon Leite Ferraz

Cerca de 140 crianças concluíram o curso promovido pela Polícia Militar e receberam medalhas

Na manhã da última quarta-feira, 9, aconteceu a formatura dos alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Odair Montelatto e Odilon Leite Ferraz no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. O curso, promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Louveira, teve a duração de 10 semanas e certificou aproximadamente 140 crianças.

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. As aulas foram ministradas pelo instrutor PM Alex e PM Simone, sob a orientação do 3º Comandante da PM, Sidney Mendonça, do 49º Batalhão da PM do Interior. Durante a cerimônia, os alunos do projeto musicalização nas escolas apresentaram performances e também puderam ler suas redações sobre o programa.

PROERD

Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 5ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis. As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.