Gestão Ambiental | 10/07/2017

Primeiro semestre é marcado pelo plantio de mais de 200 mudas de árvores

gestao ambeiental

Só neste semestre, mais de 200 árvores foram plantadas pela cidade

A Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, já plantou em 2017, mais de 200 mudas de árvores pela cidade, complementando os impactos ambientais causados por obras públicas como sistemas de drenagem, ampliação do sistema viário, entre outros. As mudas foram plantadas nas áreas verdes dos loteamentos Monterrey e Popular IV, e entre elas estão o ipê-roxo, branco e amarelo, pitangueira, amoreira, manacá-da-serra, jabuticabeira, babosa-branca e quaresmeira.

Todas as mudas plantadas são de espécie nativa da mata atlântica, garantindo a biodiversidade no município. A manutenção desses plantios é realizada pelo período de dois anos, que é o tempo necessário para o desenvolvimento autônomo das mudas. Para a Secretaria de Gestão Ambiental, a importância desta ação se dá pelo fato de melhorar a qualidade do meio ambiente, melhorando assim, a qualidade de vida da população.

Confira outras ações da Secretaria de Gestão Ambiental:

Coleta de pilhas e baterias usadas:

Os pontos escolhidos para a coleta foram pensados na grande circulação de pessoas, e estão localizados em prédios públicos, mercados, igrejas e comércio no geral. Ao todo são 29 caixas para realizar o descarte consciente dos materiais, como pilhas comuns de zinco manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis.

Pontos de coleta:

Comercial Lago Azul
Casa da Agricultura
ACE

Além da pilha e bateria, o programa inclui a coleta de litros de óleo de estabelecimentos comerciais, e realiza o encaminhamento dos resíduos para empresas licenciadas em reciclagem deste material. Depois da reciclagem, pode ser usado na fabricação de ração, biodiesel e sabão.

Programa de arborização urbana:

Com um grande compromisso ambiental e de construir uma cidade mais sustentável, o programa de arborização urbana contribui para melhorar o ar que respiramos, amplia o sombreamento, serve também para abrigo das aves e, além de deixar a cidade mais bonita, aumenta a qualidade de vida dos moradores.

Cerca de 400 mudas já foram plantadas na área urbana e todas são de espécies adequadas, evitando transtorno à população e viação aérea. Para contribuir com o programa, é só entrar em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental pelo telefone 3878-9902 e solicitar o plantio em frente a sua residência ou então para indicar outros locais. Além da arborização, o programa também inclui poda de árvores quando necessário.

Coleta Seletiva:

O programa que acontece desde o começo da administração, já arrecadou cerca de 6.000 toneladas de lixo reciclável e mais de 500 toneladas só no primeiro semestre de 2017. A Prefeitura distribui gratuitamente nos dias de coleta, sacos verdes para o munícipe fazer sua contribuição com o meio ambiente, separando os papéis, plásticos e garrafas pet do lixo orgânico. É importante lembrar que esta ação é uma parceria entre a Prefeitura de louveira e a Cooperativa Louveira Recicla TJM.

Manejo de Fauna:

Em parceria com a ‘Associação Mata Ciliar’, a equipe da gestão ambiental tem um programa de resgate aos animais encontrados na cidade. Todos os animais resgatados recebem alimentação adequada, cuidados especiais e um microchip, para controle e acompanhamento. Eles também passam por tratamento veterinário intensivo até a última semana, quando começa o processo de retorno à natureza. Este ano já foi realizada a soltura de cerca de 70 animais silvestres, entre gambás, pássaros e cachorro-do-mato.

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA):

O programa comandado pela Secretaria de Gestão Ambiental e parte do plano diretor ambiental aprovado em 2014, tem como objetivo fortalecer as ações de proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais, e adaptação ambiental da propriedade em troca de um financiamento feito pela Prefeitura, que favorece a atividade agrícola e preservação ambiental. A ação também determina que 50% da área do município tem que ser de proteção ambiental.

Para participar do programa ambiental, a adesão é totalmente voluntária e opcional, e vale lembrar que existe um termo firmado pelos agricultores com normas, requisitos, prazos e outras condições a serem cumpridas. O apoio oferecido pela Prefeitura é por hectare, cujo valor monetário vai ser dividido em 12 parcelas iguais e mensais que pode chegar até R$ 1.500,00 por hectare/ano.

3Q5A1089.jpg
Podas_Arvores.JPG