Educação | 29/05/2023

Primeiríssima infância: Prefeitura abre inscrições para creche em período integral

As vagas atendem as crianças de 06 meses a 1 ano e 11 meses e são exclusivamente para moradores de Louveira; as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado serão feitas de 29/05 a 07/06 pessoalmente na Secretaria de Educação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira, 29 de maio, as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado, para as vagas remanescentes do ano letivo de 2023, e atendem às crianças de 06 meses a 1 ano e 11 meses, na modalidade de período integral, nos Centros de Convivência Infantil (Cecoin) e instituições vinculadas ao município. Louveira atende hoje 492 crianças nos berçários.

As inscrições estão abertas de 29 de maio a 07 de junho e deve ser feitas pessoalmente na Secretaria de Educação, no bairro Santo Antônio, mediante apresentação dos documentos exigidos no edital. As vagas são exclusivas para moradores de Louveira. A documentação e as informações completas estão nas páginas de 2 a 6 do edital divulgado pela Prefeitura. Para ler o edital completo (CLIQUE AQUI)

“Desde o início da nossa gestão temos investido intensamente em todas as fases da Educação, e para a primeiríssima infância, investimos de forma especial. Para atender à todas as crianças, ampliamos consideravelmente o número de vagas. No início da gestão Louveira tinha apenas 1 berçário, hoje temos 7. E, além deste aumento no número de vagas nas creches, temos investido fortemente na estrutura da primeira infância em geral e no desenvolvimento integral das crianças, por meio de material didático de primeira qualidade, ofertando formações para os educadores e desenvolvendo ações de proximidade entre a unidade escolar e os pais e familiares da criança”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A lista classificatória será divulgada no dia 16 de junho, no site da Prefeitura (louveira.sp.gov.br) e no Diário Oficial do Município. O chamamento e efetivação da matrícula será realizado de 19/06 a 07/07. Veja abaixo o horário de atendimento da Secretaria de Educação, os documentos exigidos e as unidades de Cecoin.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que esta é a segunda vez que a Prefeitura de Louveira realiza as inscrições neste ano. “São vagas remanescentes para este ano letivo. Geralmente realizamos o cadastro 2 vezes ao ano” A Secretária ressalta ainda que a definição da unidade para a qual a criança será encaminhada depende da disponibilidade de vagas, mas que o endereço da família é levado em consideração.

“Nós damos prioridade para as unidades que são mais próximas da casa da família, mas depende se aquela unidade tem vaga. Se não tiver, vamos encaminhar a criança para outra unidade; isso não depende da preferência dos pais. Mas o mais importante é que todas as crianças têm sua vaga garantida”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Com os investimentos na chamada primeiríssima infância, Louveira tem hoje 7 berçários que atendem crianças de 06 meses a 2 anos, em período integral: 01 no Bairro Pau a Pique, 01 no Bairro Santo Antônio; 01 no Jardim Lago Azul; 01 no Bairro Monterrey; 01 no Bairro Vila Pasti; 01 no Bairro Altos da Colina – Arco Íris e 01 no Bairro Capivari.

Inscrições para o Cadastro Municipal Unificado

De 29/05 a 07/06 (somente dias úteis)

Horário: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Local: Secretaria da Educação

Endereço: Rua Santo Scarance nº 176, Bairro Santo Antônio

Contato: (19) 3848-1691 | (19) 3848-1203 | (19) 3848-3623

Documentos

Para a inscrição, os pais e responsáveis interessados devem ser residentes no município e apresentar o Cartão Cidadão devidamente atualizado na Secretaria de Educação, assim como os seguintes documentos:

- Cartão Cidadão ativo e devidamente atualizado;

- Certidão de Nascimento da criança a ser cadastrada e dos demais filhos de 0 a 18 anos de idade incompletos;

- CPF e RG ou documento oficial com foto, dos pais e/ou responsáveis legais pela criança;

- Comprovante judicial de guarda, sendo o caso;

- Comprovante de residência no Município de Louveira, atualizado, em nome dos pais e/ou responsáveis legais;

- Laudo médico da criança com deficiência;

- Laudo médico dos pais, responsável legal ou irmão/irmã com deficiência;

- Carta médica que ateste casos de intolerância alimentar, quadro alérgico e/ou demais restrições relacionadas à saúde da criança;

- Comprovante de trabalho dos pais e/ou responsáveis legais;

- Carnê de contribuição do INSS;

- Comprovante de contribuição do ISS;

- Registro de microempresário individual, somente nos casos os pais e/ou responsáveis já exercerem a função de microempresário individual;

- Declaração de trabalho do empregador, informando o tipo de atividade realizada e carga horária semanal, assinada por 02 (duas) testemunhas;

- Documento que comprove participação no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e/ou Municipal, comprovando situação de extrema vulnerabilidade social

- Declaração atualizada de matrícula e frequência dos pais menores de dezoito anos, no ensino obrigatório, no período diurno;

- Apresentação do protocolo do visto de permanência, para as famílias estrangeiras.

As vagas serão distribuídas atendendo às seguintes unidades:

- CECOIN Pequeno Príncipe, situado na Estrada Miguel Bossi, nº 30;

- CECOIN Arco Íris, situado na Rua Abelita Gomes, nº 62;

- CECOIN Bairro do Monterrey, situado na Rua Xasco nº1 – 211;

- CECOIN Bairro Pau a Pique, situado na Estrada do Pau a Pique nº 1547;

- CECOIN Bairro Vila Pasti, situado na Rua 31 de Março nº54;

- CECOIN Bairro Santo Antônio, situado na Rua Nerina nº191;

- CECOIN Lago Azul, situado na Rua Maestro Izidoro Scarance, nº 30.