Saúde | 20/04/2022

PREVENÇÃO - UBS PAS Santo Antônio terá mutirão de atendimento durante o feriado prolongado em Louveira

Unidade terá coleta de papanicolau, agendamento de mamografia, aferição de pressão e glicemia capilar e avaliação clínica de pacientes hipertensos e diabéticos

Coleta de papanicolau, agendamento de mamografia e atendimento para avaliação médica de pacientes hipertensos e diabéticos. Esses serão os serviços disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Carlos dos Santos (PAS), no bairro Santo Antônio, durante o feriado prolongado de Tiradentes.  

O atendimento será realizado nesta quinta (21), sexta (22), sábado (23) e domingo (24), das 7h às 17h. Não é preciso realizar atendimento prévio. 

Mulheres 

Podem realizar a coleta de papanicolau mulheres de 25 a 64 anos. Para agendamento de mamografia o protocolo prevê a realização do exame para mulheres entre 50 e 64 anos ou para  pacientes em casos de histórico de câncer na família. 

O acolhimento e triagem será realizado pelas equipes de enfermagem. Para passar por atendimento é preciso apresentar um documento original com foto e o Cartão Cidadão. 

O resultado do papanicolau pode ser retirado na própria UBS após cerca de 15 dias. 

Hipertensão e Diabetes

Na próxima terça-feira (26), o país terá a atenção voltada para o Dia de Combate à Hipertensão. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a doença. 

Para garantir a manutenção dos tratamentos de saúde dos moradores, as equipes da UBS PAS realizaram uma busca ativa de pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetes (outra doença crônica que apresenta muitos riscos para a saúde) que não passam por consultas médicas a pelo menos um ano para agendar atendimento na Unidade nos próximos dias. 

Equipes de enfermagem também estarão disponíveis no local para atendimento de demanda espontânea, aferição de pressão arterial e glicemia capilar (glicose). Caso seja identificada a necessidade, os moradores serão encaminhados para consulta médica. 

Nas salas de espera, os enfermeiros vão orientar os moradores sobre as formas de combater as doenças e os riscos que elas representam para a saúde. 

Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. A condição também pode ser relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto no país.  A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. 

Farmácia

Para facilitar a continuidade e início dos tratamentos, a farmácia da UBS PAS também estará aberta nos quatro dias, das 7h às 17h. Os moradores podem retirar os medicamentos disponíveis com a apresentação da prescrição médica. 

Vacinação

A vacinação contra covid-19, gripe e sarampo será realizada na UBS PAS somente na quinta-feira (21), das 8h30 às 12h30. CLIQUE AQUI para saber mais.